Notícia Destaque Notícia Destaque

Voltar

Servidores de tecnologia da informação são capacitados para nova infraestrutura do PJe

A tecnologia traz a Justiça do Trabalho para a vanguarda tecnológica, usando o que há de mais moderno para compor a infraestrutura de TI que suporta o Sistema PJe nos Tribunais.

A infraestrutura do Processo Judicial eletrônico (PJe) está mais moderna, ágil e com menores custos de suporte e manutenção. Isso porque, recentemente, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE), disponibilizou o projeto PJe em Containers. A tecnologia traz a Justiça do Trabalho para a vanguarda tecnológica, usando o que há de mais moderno para compor a infraestrutura de TI que suporta o Sistema PJe nos tribunais. 

Para conseguir implantar a nova arquitetura do PJe, servidores da área de Infraestrutura de todos os Tribunais Regionais do Trabalho participaram do curso presencial “Introdução à Nova Infraestrutura Ágil do PJe” nos dias 10 e 11 de outubro. O curso, ministrado pelos servidores do TRT da 20ª Região (SE) Eduardo Doria Lima e Igor Alexandre de Jesus, mostrou a nova infraestrutura do PJe para que os servidores compreendam e administrem a nova tecnologia.

De acordo com Eduardo, o curso nivela o conhecimento dos servidores para que eles consigam colocar em prática o aprendizado e implementem em cada TRT a nova tecnologia. “O PJe está mais responsivo, ou seja, é possível identificar falhas rapidamente e corrigi-las automaticamente”, disse. “Além disso, com a nova tecnologia é possível identificar uma demanda grande no número de usuários e aumentar automaticamente a capacidade de funcionamento da ferramenta. O PJe vai ficar mais tempo no ar, menos suscetível a falhas e a satisfação do usuário vai aumentar”, completou.

O Secretário de Tecnologia da Informação do CSJT, Cláudio Fontes Feijó, ressaltou que há grande expectativa por parte dos usuários e gestores dos PJe em todos os tribunais acerca dessa evolução tecnológica do Sistema, uma vez que a conclusão do projeto Containers colocará o Sistema PJe instalado na Justiça do Trabalho em patamar de infraestrutura semelhante ao utilizado por grandes provedores de serviços de TI no mundo. 

De acordo com o coordenador nacional do PJe na Justiça do Trabalho e juiz auxiliar da Presidência do CSJT e do TST, Fabiano Pfeilsticker, esse curso de capacitação é fundamental tanto para a instalação da nova tecnologia, quanto para manutenção do novo ambiente, após a implantação da infraestrutura ágil nos Tribunais, cujo planejamento está sendo cumprido fielmente.

O curso foi transmitido ao vivo pelo canal do CSJT no YouTube. Confira a playlist:

Saiba mais: TRT20 coordena implantação do projeto “PJe em Containers” em Tribunais pilotos

(NV/AJ)


Notícias do PJe-JT Notícias do PJe-JT

Presidente do TST inaugura Plenário Eletrônico no TRT da 15ª Região (Campinas/SP)

O sistema, voltado a desembargadores e juízes que atuam na segunda instância, vai permitir o exame antecipado dos votos.

Verifique se o processo está tramitando no PJe

Pesquisa Processual