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Núcleo de Acessibilidade promove oficina de atenção a pessoas com deficiência

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) promoveu nesta quinta-feira (11) a 1ª oficina Excelência no Atendimento – Atenção a Pessoas com Deficiência. O objetivo do evento foi conscientizar os servidores e os prestadores de serviço sobre os direitos das pessoas com deficiência, mostrando quais as formas mais adequadas de realizar o atendimento.

O workshop teve como condutora Eloísa Shimabuko, com o auxílio de Rosecir Gonçalves, servidoras do NAI, que explicaram os diversos tipos de deficiência (visual, auditiva, física e mental) e a melhor maneira de interagir. “As pessoas tendem a achar que a pessoa com deficiência é incapaz de praticar os atos cotidianos”, diz Rosecir.

 

Além das explanações teóricas, o evento trouxe algumas atividades práticas para fazer o servidor sentir o que passa um cadeirante ou deficiente visual em determinadas situações. Uns foram vendados e tiveram de fazer dobraduras em papel somente com a orientação verbal do colega até formarem um barquinho. Outros se sentaram em cadeiras de roda e experimentaram como é servir-se no restaurante com a bandeja no colo.

Houve ainda instruções básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o braille. Os coordenadores do evento informaram que no próximo semestre haverá um curso específico de Libras e, devido à grande procura, outra oficina como esta será realizada no mês de junho.

 


Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

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Bloco A - Sala 245