Notícias Internas Notícias Internas

Voltar

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão é apresentado a novos servidores do TST

A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NACIN), Lylian Beatriz de Oliveira Comelli, realizou nessa terça-feira (28) palestra para os servidores recém-ingressados no Tribunal, no Programa de Integração do Servidor (PIS).

O NACIN foi criado em agosto do ano passado visando propiciar a execução de ações para as pessoas com deficiência no Tribunal. Em 2016, o presidente Ives Gandra Martins Filho criou a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, a CPAI. Comelli explica que a comissão foi criada para estudar, propor e decidir sobre as ações que devem ser tomadas com relação às pessoas com deficiência. Já o núcleo é a unidade executora da comissão. “O núcleo está incumbido de fazer a interlocução com as unidades do Tribunal”, salientou a coordenadora.

Lylian pediu aos novos servidores sugestões e ideias e ressaltou que o tribunal já tomou algumas medidas, como banheiros adaptados para deficientes, rampas de acesso, vagas de estacionamento e elevadores com sonorização. “A substituição do piso tátil no tribunal ainda não foi possível fazer, mas é uma coisa que estamos estudando”, disse.

Ainda neste ano, o núcleo pretende realizar duas oficinas buscando sensibilizar servidores e terceirizados sobre a importância de lidar com cada especificidade de pessoas com deficiência, de forma que elas possam ter o melhor ambiente de trabalho possível.

PIS

O Programa de Integração do Servidor tem como objetivo dar uma visão sistêmica do tribunal aos servidores recém-ingressados. Nesta edição que aconteceu nos dias 27, 28 e 29, participaram 40 servidores. Eles fizeram uma visita técnica pelo TST e tiveram palestras sobre Tecnologia da Informação, Políticas e Práticas de Saúde, Informações Funcionais, Procedimentos de Segurança, dentre outras.

(Viviane Gomes/RR Foto: Aldo Dias)


Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

acessibilidade@tst.jus.br

3043-4172  /  3043-3384

Bloco A - Sala 245