Notícias Internas Notícias Internas

Voltar

Nova sinalização do TST é apresentada em evento no STJ

O servidor Carlos Ivan Paredes Júnior, coordenador da Coordenadora de Manutenção e Projetos (CMAP), apresentou nesta quinta-feira (19) no Superior Tribunal de Justiça (STJ) o projeto de substituição completa da sinalização horizontal e vertical do TST. Carlos foi um dos participantes do painel “Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística”, que fez parte da programação do 1º Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão.

O servidor explicou que o projeto atualmente em implantação atualmente começou a ser desenvolvido em 2013. “A gente partiu do zero”, afirmou. “Toda a numeração de salas, as cores, tudo mudou. Contratamos um escritório para elaborar um projeto para trocar toda a sinalização interna e encontramos várias dificuldades para encontrar empresas capacitadas para realizar esse serviço”.

Uma das novidades apresentadas no painel foi o piso tátil, que começou a ser instalado em março e serve de orientação espacial nos corredores do tribunal para cegos ou pessoas com deficiência visual. Carlos Ivan também explicou que as placas de sinalização foram instaladas de forma a não atrapalhar a circulação das pessoas e que os antigos totens (afixados no chão) foram substituídos por placas aéreas (instaladas no teto).

O painel contou ainda com a participação de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (TRF 4), que relataram experiências bem-sucedidas de acessibilidade em prédios públicos. 

Abertura

O presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do TST, ministro Alberto Bresciani, participou da abertura do encontro, que tem a intenção de discutir a implementação de normas e diretrizes previstas na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, na Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência Lei 13.146/2015) e na Resolução 230/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A programação inclui palestrantes de órgãos do Executivo, do Judiciário e do Legislativo (veja mais aqui). O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do STJ no Youtube.

(Juliane Sacerdote/CF // Fotos: Giovanna Bembom)


Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

acessibilidade@tst.jus.br

3043-4172  /  3043-3384

Bloco A - Sala 245