Notícias Internas Notícias Internas

Voltar

Acessibilidade: TST começa a instalar piso tátil nos corredores

O piso tátil, que servirá como facilitador da locomoção de pessoas com deficiência visual, começou a ser instalado neste mês no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A instalação da faixa, em cor cinza, começou pelo terceiro andar do Bloco A. “A iniciativa melhorará a qualidade de vida dos servidores com deficiência visual, que terão mais autonomia para andar pelas dependências do Tribunal”, afirma o presidente do TST, ministro Brito Pereira.

A instalação é coordenada pela Coordenadoria de Manutenção e Projetos (CMAP) e acompanhada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), vinculado à Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal (CPAI), presidida pelo ministro Alberto Bresciani. No TST, dois servidores têm cegueira total e outros 22 têm cegueira parcial. A medida beneficiará também visitantes com deficiência visual.

Corredores

A instalação do piso em todos os corredores dos dois edifícios deve ser concluída até dezembro. O piso consiste em uma espécie de adesivo, fabricado em PVC, que é colado no piso de granito já existente. O produto pode ser molhado e tem garantia de três anos.

Mapas

Os halls dos elevadores nos dois blocos (A e B), em todos os andares, também ganharão mapas em braile, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas com deficiência visual, para facilitar a localização das unidades, das salas de sessão e dos gabinetes de ministros.

Sinalização

Outras melhorias também estão previstas para atender às pessoas com deficiência física que trabalham ou circulam pelo Tribunal diariamente. As placas de sinalização ganharam formato diferente, altura mais baixa e cor cinza claro, para contrastar com as paredes e com o chão. Elas são fabricadas em aço e alumínio e possuem iluminação externa.

As novas placas já estão sendo instaladas nos estacionamentos, nas áreas externas e na garagem. As placas de trânsito do estacionamento externo do Bloco A também serão substituídas.

(Juliane Sacerdote/TG Fotos: Giovanna Bembom)


Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

acessibilidade@tst.jus.br

3043-4172  /  3043-3384

Bloco A - Sala 245