Notícias Externas Notícias Externas

Voltar

São Paulo ganha biblioteca equipada com tecnologia para leitura

Estima-se que a Grande São Paulo tenha 1 milhão de pessoas com deficiência visual e só 4%, cerca de 40 mil, atuem no mercado de trabalho. No dia 1º de março a Unibes Cultural inaugurou para esse público o Espaço de Leitura Bibliotech, uma biblioteca equipada com o OrCam MyEye, tecnologia vestível que permite a deficientes visuais “ler” qualquer uma das obras disponíveis no centro cultural.

Nessa ação pioneira, o centro cultural que atua como hub da cultura, empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo, permitirá que todo deficiente visual tenha acesso a qualquer obra impressa do acervo local, que tem cerca de 600 títulos.

Para este novo espaço, com acesso a cadeirantes, a Unibes em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e com o Estante Virtual, vai agregar mais três centenas de obras relevantes da literatura mundial, cuja maioria nunca ganhou versões acessíveis. Em torno de 100 destes títulos já estarão disponíveis desde o dia 1º de março, que contará também com a presença de um profissional para auxiliar no uso do equipamento.

OrCam MyEye

O OrCam MyEye é um dispositivo vestível intuitivo montado na armação de um óculos e com uma câmera projetada. O equipamento fotografa, escaneia e transforma textos e números em áudio com um simples apontar de dedo. O usuário consegue “ler” em qualquer plataforma: livros, revistas, jornais, placas de sinalização, cardápios, telas de smartphones e computadores de maneira offline e sem a necessidade de nenhum outro suporte ou ajuda externa.  Após o reconhecimento, o dispositivo retransmite imediatamente a informação no ouvido do usuário por meio de um fone de ouvido pessoal.

 

fonte: Câmara Paulista da Inclusão da Pessoa com Deficiência