Notícias Externas Notícias Externas

Voltar

Copa 2018 terá narração especial

Copa do Mundo na Rússia terá uma novidade em Mundiais: uma narração especial para cegos e deficientes visuais. Trata-se de uma ferramenta em que um profissional especializado em audiodescrição relata tudo o que acontece durante o jogo para quem não consegue captar todos os detalhes.

O objetivo do Comitê Organizador Local é oferecer 200 kits de fones de ouvido em cada uma das 64 partidas da Copa. Seu uso será gratuito e reservado para quem tem qualquer tipo de limitação visual.

Dos 12 estádios que receberão as partidas da Copa, apenas dois terão a audiodescrição em russo e inglês: a Arena Luzhniki, em Moscou, e o estádio Krestovsky, em São Petersburgo. O primeiro será palco de sete jogos, incluindo a abertura e a final da Copa, enquanto o segundo receberá sete jogos, entre eles uma semifinal e o segundo jogo do Brasil, contra a Costa Rica, no dia 22 de junho. Nas demais arenas, o serviço de audiodescrição será exclusivo em russo, voltado para os torcedores locais.

A narração não tem o ritmo acelerado do rádio, muito pelo contrário, é uma narração mais lenta. Os locutores buscam passar todos os detalhes de uma maneira que fique bem fácil de assimilar, com mais riqueza em detalhes, de como aconteceram as coisas.

Fonte: Uol notícias