Outras Notícias Outras Notícias

Voltar

Atestado médico para abonar falta no emprego precisa ser homologado? | Programa Completo

 

(Sex, 29 Nov 2019) (11:04) O atestado médico é o documento que comprova que o empregado não compareceu ao serviço por motivo de saúde. A Consolidação das Leis do Trabalho determina que as ausências justificadas com atestado não podem ser descontadas do salário. Mas há empresas que exigem a homologação do documento para aceitá-lo. Isso é permitido? Saiba no quadro #QueroPost do Revista TST.

(00:48) Neste programa, você vai ver que os Correios não vão ter de pagar prorrogação de adicional noturno a um empregado pelas horas trabalhadas por ele após as seis horas da manhã. A Seção Um de Dissídios Individuais do TST entendeu que a norma coletiva da categoria, apesar de não prever o pagamento de adicional após 6h da manhã, é mais benéfica para o profissional do que a legislação. Isso porque ela garante um adicional noturno de 60% entre 20h e 6h, sendo que a CLT prevê adicional de no mínimo 20% entre 22h e 5h.

O Revista TST é exibido pela TV Justiça às sextas-feiras, às 19h30, com reprises aos sábados, às 7h, domingo às 4h30, segunda às 7h e terça às 6h. Todas as edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no Youtube: www.youtube.com/tst.

 

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907