Imagem - Parceiro da Rádio TST

Quer exibir nosso conteúdo em sua emissora de forma gratuita? Entre em contato e seja um parceiro da Rádio TST.

Coordenadoria de Rádio e TV
E-mail: crtv@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4264

Banner - Rádio TST

Banner rádio


Outras Notícias

null Nova direção Tribunal Superior do Trabalho toma posse
                         Baixe o áudio
      

(Qui, 20 Fev 2020 15:40:00)

O Tribunal Superior do Trabalho está sob nova direção. Em cerimônia solene, realizada na tarde de ontem, tomaram posse a ministra Cristina Peduzzi e os ministros Vieira de Mello Filho e Aloysio Corrêa da Veiga. Eles assumiram, respectivamente, a presidência, a vice-presidência e a corregedoria-geral da Justiça do Trabalho.

Leia abaixo a transcrição da reportagem:

REPÓRTER - A nova direção do Tribunal Superior do Trabalho foi empossada em Sessão Solene para comandar a Corte no biênio 2020-2022. Os ministros eleitos para a nova administração foram recebidos com aplausos no plenário do TST.

Além dos membros da Corte Superior Trabalhista, estiveram presentes na cerimônia o presidente da república, Jair Bolsonaro, do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e da câmara dos deputados, Rodrigo Maia.

Após a assinatura do termo de posse, a nova presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministra Cristina Peduzzi, recebeu do ministro Brito Pereira o Grão-Colar do Mérito Judiciário do Trabalho, símbolo da presidência da Corte. A ministra falou da responsabilidade de ser a primeira mulher a assumir essa posição na história do Tribunal.

Ministra Cristina Peduzzi - presidente do TST e do CSJT
"Eu disse quando da eleição, que é uma responsabilidade muito grande, né? Por que já dizia Virginia Woolf que 'a mulher, ela só vai poder responder o que é uma mulher, quando ela própria formular essa resposta, quando ela própria praticar atos que justifiquem a sua posição'. Então eu peço a Deus que me ilumine para que eu consiga bem representar as mulheres."

Cristina Peduzzi afirmou ainda que nos próximos dois anos buscará o fortalecimento da Justiça do Trabalho no país.

Ministra Cristina Peduzzi - presidente do TST e do CSJT
"Eu posso assumir um compromisso: trabalhar muito em prol da valorização da Justiça do Trabalho, priorizando sempre a nossa atividade fim e nessa concepção de valorizar a Justiça do Trabalho, buscar dar continuidade a performance que ela já apresenta como o ramo do judiciário mais célere, que mais concilia, e trazendo a minha contribuição para aperfeiçoar com a tecnologia e com as exigências que a tecnologia nos impõe, o Processo Judicial Eletrônico, e outros instrumentos de gestão; sempre objetivando a prestação jurisdicional efetiva e célere."

REPÓRTER - O ministro Vieira de Mello Filho, novo vice-presidente do TST, destacou o trabalho realizado pelo seu antecessor, ministro Renato de Lacerda Paiva.

Ministro Luiz Phellipe Vieira de Mello Filho - vice-presidente do TST
"A gestão anterior fez uma excelente administração. A responsabilidade aumenta em razão desse resultado muito positivo do ministro Renato. E a tentativa é com muito empenho, muita dedicação e trabalho, nós tentarmos administrar a vice-presidência mantendo os procedimentos de mediação e conciliação e sendo um canal para que possamos pacificar o país nos momentos mais delicados relativos as greves."

REPÓRTER - Quem assume a corregedoria-geral da Justiça do Trabalho é o ministro Aloysio Corrêa da Veiga. O ministro ressaltou a importância do órgão para o aperfeiçoamento da Justiça do Trabalho.

Ministro Aloysio Corrêa Da Veiga - corregedor-geral da Justiça do Trabalho
"É uma tarefa relevante na estrutura do Poder Judiciário, a corregedoria-geral da Justiça do Trabalho tem por finalidade essa grande harmonização da Justiça do Trabalho com todos os Tribunais Regionais, com uma finalidade maior de dar uma resposta a sociedade com a atuação da jurisdição trabalhista."

REPÓRTER - O ministro Brito Pereira, que esteve à frente do Tribunal no biênio 2018/2020, desejou uma gestão de ainda mais sucesso à nova presidente.

Brito Pereira – ministro do TST
"Eu desejo que ministra Cristina entregue o Tribunal Superior do Trabalho ao seu sucessor melhor do que está recebendo hoje. Todos nós estamos torcendo, a ministra Cristina chega trazendo com ela o ministro Vieira de Mello, vice-presidente, o ministro Aloysio, corregedor-geral, a melhor das expectativas. Com certeza farão uma administração extraordinária, são magistraddos devotados e conhecem toda a Justiça do Trabalho muito bem." 

REPÓRTER - No final, o presidente da República, Jair Bolsonaro, pediu a palavra para cumprimentar a ministra Cristina Peduzzi.

Jair Bolsonaro – presidente da República
"A senhora hoje é a estrela máxima nessa constelação de autoridades e bravos servidores do TST. Eu a conheci há poucos dias, quando adentrou meu gabinete e me trouxe o convite para participar desse evento. Fiquei muito honrado e honrado estou na presença de todos aqui. E esse momento de felicidade que toca o seu coração, toca os nossos corações, eu só tenho palavras amáveis a Vossa Excelência. Muito obrigado, boa sorte e Deus abençoe o seu trabalho." 


Reportagem: Anderson Conrado 
Locução: Talia Santos 

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 11h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça - Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br