Publicações e Produção Acadêmica

   A Coordenadoria de Gestão Documental e Memória – CGEDM – reúne, nesta página, algumas das produções acadêmicas feitas a partir, ou com o auxílio, do acervo documental do Conselho Nacional do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho.

   Também são disponibilizados edições do informativo Labor, produzido entre 2010 e 2013 pelos servidores e colaboradores da CGEDM com o objetivo de disseminar a documentação do Fundo CNT e Fundo TST e a relevância de seu conteúdo.

Artigos

Raquel Veras Franco : "A Justiça Do Trabalho Entre Dois Extremos".

 
Monografias

Raquel Veras Franco : "O Pensamento de Oliveira Viana e as Origens Políticas da Justiça do Trabalho".

 
Dissertações

Claudiane Torres da Silva : "Justiça do Trabalho e Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985): atuação e memória".

Larissa Rosa Corrêa : "Trabalhadores têxteis e metalúrgicos a caminho da Justiça do Trabalho: leis e direitos na cidade de São Paulo, 1953 a 1964".

Rodrigo Fortes de Ávila : "O Uso e o Pós-Uso da Informação Orgânica Arquivística".

 
Teses

Samuel Fernando de Souza : "Coagidos ou Subordinados" : Trabalhadores, Sindicatos, Estado e as Leis do Trabalho no ano de 1930.

 
Periódicos - Labor!

O informativo Labor! tem como objetivo principal a disseminação de documentos e informações históricas constantes nos fundos de arquivo do Conselho Nacional do Trabalho (1923-1946) e do Tribunal Superior do Trabalho.

LABOR! Nº 1 - Novembro de 2010

Essa edição do Labor trata da importância documental do fundo fechado do Conselho Nacional do Trabalho – CNT e do trabalho de restauração realizado nesses documentos históricos custodiados na Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST.

LABOR! Nº 2 - Fevereiro de 2011

Essa edição do Labor trata da importância histórica e cultural dos arquivos da Justiça do Trabalho para sociedade brasileira, a partir das origens do Conselho Nacional do Trabalho – CNT.

LABOR! Nº 3 - Março de 2011

Essa edição do Labor trata da importância do Conselho Nacional do Trabalho – CNT e das resoluções trabalhistas e previdenciárias no Brasil. Para ilustrar, o Labor descreve a ação trabalhista de um ferroviário contra a Central do Brasil.

LABOR! Nº 4 - Maio de 2011

Essa edição do Labor ressalta a importância do século XX para o trabalho. Por exemplo, em 1919, foi criada a Organização Internacional do Trabalho – OIT e, em 1º de maio de 1941, a Justiça do Trabalho foi oficialmente instalada no Brasil.

LABOR! Nº 5 - Junho de 2011

Essa edição do Labor conta a história de um acidente de trabalho ocorrido no Brasil, em 1935. O caso envolveu um trabalhador chamado Orozimbo Antonio "operário, pobre, viúvo, tendo uma filha menor a seu cargo para cria-la".

LABOR! Nº 6 - Março de 2012

Essa edição do Labor baseia-se em um processo trabalhista de 1935 e conta a história dos maquinistas Albino Santos Rêgo e Pedro Nunes. Motivado por disputas sindicais, Albino assassinou Pedro no local de trabalho, fato que repercutiu simultaneamente na Justiça do Trabalho e na Justiça comum, com as respectivas ações trabalhista e penal.

LABOR! Nº 7 - Junho de 2012

Essa edição do Labor trata da crise de 1929 e da criação da Associação dos Funcionários de Bancos do Rio de Janeiro, que, mais tarde, passou a se chamar Sindicato Brasileiro dos Bancários. 
Para ilustrar o período e contextualizar a criação do sindicato, conta-se a história de Franklin Spencer Marchand Sobral Bittencourt, funcionário do Banco Português do Brasil.

LABOR! Nº 8 - Janeiro de 2013

O informativo Labor tem como objetivo principal a disseminação de documentos e informações históricas constantes nos fundos de arquivo do Conselho Nacional do Trabalho – CNT e do Tribunal Superior do Trabalho - TST. Nesta primeira edição de 2013, o Labor traz a história de José Caetano, empregado que foi dispensado no ano de 1933, por ter praticado atos de improbidade contra a Repartição de Saneamento de Santos.

LABOR! Nº 9 - Fevereiro de 2013

Essa edição do Labor traz a história do senhor José Antônio da Cruz, um empregado da empresa de bondes elétricos The Pernambuco Tramways, que foi demitido poucos dias antes de completar 10 anos de efetivo serviço e adquirir o direito à estabilidade decenal.

LABOR! Nº 10 - Março de 2013

Essa edição do Labor, escrita a partir da análise do processo CNT n°. 11.656/1933, explora a disputa judicial firmada entre a empregada Maria Carolina Neiva Trigueiro e a Caixa de Aposentadoria e Pensões das Companhias Light. Maria Carolina, dispensada do emprego por não conseguir chegar a tempo para realizar um parto, considerou ilegal a sua dispensa e recorreu ao CNT em busca de seus direitos.

LABOR! Nº 11 - Abril de 2013

Essa edição do Labor traz a história do operário Sebastião Monteiro, demitido pela Estrada de Ferro Sul de Minas, onde trabalhava, sob a acusação de propagar o comunismo no ambiente de trabalho. O objetivo deste periódico é analisar a trajetória histórica do comunismo, assim como detalhar os resultados da ação trabalhista proposta pelo trabalhador no Conselho Nacional do Trabalho - CNT.

LABOR! Nº 12 - Maio de 2013

Essa edição do Labor trata dos “imigrantes no Brasil, a transição para o século XX e suas consequências para as relações de trabalho”. Para lançar luzes ao processo histórico da imigração europeia para o Brasil, essa edição traz a história do processo CNT nº 5.912/33, cujos reclamante e reclamada eram José Fernandes Gonçalves, espanhol naturalizado brasileiro, e Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro.

Conteúdo de Responsabilidade da CGEDM


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
E-mail:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028