Notícias do TST Notícias do TST

Voltar

Programa Jornada aborda o papel dos juízes do trabalho na sociedade



Programa mostra como a magistratura do trabalho pode interferir positivamente na realidade social.

O terceiro episódio da segunda temporada do programa Jornada está disponível no canal oficial do TST no YouTube. A atividade desempenhada pelos juízes do trabalho ganha destaque nesta edição. O programa apresenta como é a seleção e a formação dos magistrados e a rotina pesada de julgamentos, que exige, entre outros aspectos, atualização constante de conhecimentos.

O ministro do TST Vieira de Mello Filho, um dos entrevistados deste episódio, lembra que a função de juiz do trabalho vai muito além da tarefa de julgar processos e proferir sentenças. “A formação humanista do magistrado é fundamental para ele se inserir na sociedade atual”, afirma o ministro, que também é diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

O programa apresenta o longo caminho percorrido por Ricardo Machado Filho até se tornar juiz do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Antes de ser magistrado, ele foi servidor do TST e, no meio do doutorado em Direito, obteve aprovação no concurso para juiz. “Considerei a ideia de que a magistratura pode fazer a diferença”, diz.

Juíza do trabalho há menos de dois anos, Karime Loureiro foi aprovada no primeiro Concurso Nacional Unificado da Magistratura do Trabalho, em 2017. O Jornada acompanhou as cinco semanas em que Karime esteve em Brasília para o curso de formação dos novos juízes na Enamat. “A Enamat é o momento mais esperado por quem ingressa na magistratura”, revela.

Esta edição ainda apresenta dados relativos a processos julgados pela Justiça do Trabalho em todo o Brasil, que, segundo o relatório “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a colocam como o ramo mais eficiente da Justiça brasileira.

A segunda temporada do Jornada conta com mais quatro edições, que serão lançadas no TST Tube às segundas-feiras, às 12h. O programa também terá inserções na programação da TV Justiça às quartas-feiras, às 19h30.       

Serviço - Jornada

Periodicidade: quinzenalmente, sempre às segundas-feiras.

Horário: 12h

Onde assistir: TST Tube - www.youtube.com/tst e TV Justiça (quartas – 19h30)

2ª temporada do Jornada:

Episódio 1:  14 de outubro/2019 – tema: O que é liderança?

Episódio 2:  28 de outubro/2019 – tema: Discriminação no trabalho

Episódio 3:  11 de novembro/2019 – tema: Magistratura do Trabalho

Episódio 4:  25 de novembro/2019 – tema: Nova geração do empreendedorismo

Episódio 5:  9 de dezembro/2019 – tema: Profissões estressantes

Episódio 6:  23 de dezembro/2019 – tema: As caras da Justiça do Trabalho

 

Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907