Notícias do TST Notícias do TST

Voltar

Profissões mais estressantes do mercado são destaque no Jornada



10/12/19 - Pressão, estresse e responsabilidades que podem custar a vida de terceiros. O quinto episódio do Programa Jornada apresenta as profissões mais estressantes do mercado de trabalho. São atividades que podem levar a um desgaste físico e emocional acima do normal, o que exige alto grau de controle e tolerância dos profissionais. Confira como a Justiça do Trabalho trata o tema e quais medidas estão previstas em lei para minimizar os males causados pelo risco de vida e pelo estresse contínuos.

As atividades de um bombeiro militar figuram nos principais rankings de profissões estressantes. Esta edição mostra os relatos de bombeiros em relação aos riscos que a carreira oferece e como fazem para suportar a pressão de um trabalho tão exigente. Confira também um pouco da rotina de controladores de tráfego aéreo e de um médico-cirurgião que chegou a atuar em um procedimento cirúrgico com 23 horas de duração.

O programa entrevistou ainda Augusto Jorge Cury, psiquiatra, professor e escritor, que lista os principais distúrbios profissionais que podem acometer pessoas expostas a altos níveis de estresse e pressão em um ambiente de trabalho hostil. O psiquiatra sugere que pausas durante o expediente são fundamentais para a saúde física e mental do trabalhador. “Você pode e deve, na sua profissão, fazer microrrelaxamentos de dois a três minutos, uma ou duas vezes por dia”, diz.

O ministro do TST Augusto César, por sua vez, explica como a Justiça do Trabalho trata do tema e quais as medidas previstas em lei para minimizar os males causados pelo risco de vida e estresse contínuos. “Para algumas profissões, há a previsão de intervalos intercorrentes que precisam ser observados”, afirma o ministro.

A segunda temporada do Jornada ainda terá mais uma edição, que será lançada no TST Tube na segunda-feira (23/12) ao meio-dia. Os episódios anteriores podem ser assistidos a qualquer hora no canal oficial do TST no Youtube, por meio da playlist do Jornada. O programa também possui inserções na programação da TV Justiça todas as quartas-feiras, às 19h30.      

Serviço - Jornada

Periodicidade: quinzenalmente, sempre às segundas-feiras.

Horário: 12h

Quinto episódio: segunda, 9 de dezembro de 2019.

Onde assistir: TST Tube - www.youtube.com/tst e TV Justiça (quartas – 19h30)

2ª temporada do Jornada:

14 de outubro/2019 – tema: O que é liderança?

28 de outubro/2019 – tema: Discriminação no trabalho

11 de novembro/2019 – tema: Magistratura do Trabalho

25 de novembro/2019 – tema: Nova geração do empreendedorismo

9 de dezembro/2019 – tema: Profissões estressantes

23 de dezembro/2019 – tema: As caras da Justiça do Trabalho

Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907