Notícias do TST Notícias do TST

Voltar

Ministro corregedor elogia TRT da 12ª Região pela eficácia na prestação jurisdicional



(Seg, 11 Nov 2019 12:15:00)

De acordo com o ministro Lelio Bentes, a conciliação é fundamental para os resultados.

11/11/2019 - Ao encerrar, na sexta-feira (8/11), a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, a penúltima de sua gestão, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, afirmou que, na Justiça do Trabalho em Santa Catarina, a tentativa de conciliação não é uma mera formalidade, mas é levada a sério, está entranhada na cultura das Varas do Trabalho e tem apresentado bons resultados.

O ministro observou que, “por mais que a reforma trabalhista tenha acarretado a diminuição da entrada de processos, graças ao compromisso dos juízes de Santa Catarina o ritmo e a produtividade não caíram (...) as sentenças não se fazem sozinhas”, destacou. “Sempre fomos a Justiça mais rápida do País e continuaremos sendo por um bom tempo”, afirmou o ministro Lelio Bentes.

 Ele destacou que, “tradicionalmente, desde 2016, este Tribunal tem apresentado índice de conciliação superior à média nacional. E, ainda assim, acertadamente, tem investido na qualificação de magistrados e servidores em técnicas de mediação a fim de aprimorar a função conciliadora, oportunizando às partes mais um 'locus' para buscar a composição processual – os Cejuscs”, pontuou o corregedor-geral. 

Para o corregedor, “a sociedade de Santa Catarina está servida, sem dúvidas, de um dos melhores TRTs do País. É o que nos revelam os dados, que somente refletem a dedicação e o compromisso do quadro de magistrados e servidores do Regional. Devemos reconhecer que há muito esforço envolvido para se chegar nesse resultado”, concluiu o corregedor-geral da JT. 

Ao elogiar a implantação do projeto LIA, a assistente digital virtual, e o JT Fone, que envia mensagens sobre tramitação processual via SMS, o corregedor considerou animador que “grande parte dos projetos busquem aproximar a sociedade do Judiciário, traduzindo para a linguagem do cidadão comum nossos termos e atos. Cerca de 90% da população brasileira é de analfabetos jurídicos, e essa iniciativa se propõe a eliminar essa barreira. Isso me deixa muito impressionado e entusiasmado”, concluiu.

Conheça mais sobre o trabalho da corregedoria aqui.

(Com informações da Secom/TRT12)

Esta matéria tem cunho meramente informativo.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br
Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907