Notícias do TST Notícias do TST

Voltar

Ministro Lelio Bentes destaca altos índices de conciliação do TRT da 9ª Região



(Seg, 12 Ago 2019 11:52:00)

Tribunal lidera meta estratégica da Justiça do Trabalho sobre conciliação.

12/08/19 - O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, encerrou, na última sexta-feira (9/8), em Curitiba (PR), a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região referente ao biênio 2018-2019. Na ocasião, a Secretaria da Corregedoria divulgou a ata de correição, que resultou de uma semana de inspeção e análise das atividades jurisdicionais e administrativas do Tribunal Regional. No documento também constam recomendações para que pontos sejam aprimorados.

Um dos destaques citados pelo ministro foi o índice de conciliação que, em 2018, alcançou 50,7% relativamente aos processos que tramitam na fase de conhecimento, o que posiciona o TRT em primeiro lugar na Meta 9  do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho. "É um índice significativamente superior à média nacional, que não chega a 40%”, afirmou o ministro.

Valorização da Justiça do Trabalho

Durante o encerramento da correição, o corregedor fez homenagem a todos que atuam na Justiça do Trabalho. "Mantemos acesa a chama que nos leva a querer sempre o melhor, e, por isso, eu peço a todos que, em nenhuma circunstância, permitam que falem mal da Justiça do Trabalho. Lembrem-se: quem fala mal da Justiça do Trabalho ou está desinformado ou é mal intencionado", afirmou.

JT Social

Outro ponto enfatizado foi o compromisso do Tribunal com ações de sustentabilidade e de inclusão social. "Atendi a um evento de grande significado para a elevação do patamar civilizatório", afirmou o ministro Lelio Bentes Corrêa, ao se referir ao espetáculo de dança "La Cena", da G2 Cia de Dança, promovido pelo TRT da 9ª Região e patrocinado pelo Guaíra, que teve descrição simultânea para permitir o acompanhamento por pessoas cegas.

Também foi citado na ata o Programa de Inclusão Digital e Cidadania Roberto Dala Barba, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. "Os jovens recebem treinamento no manuseio de ferramentas de informática por força da contribuição voluntária de servidores e magistrados. Isso beneficia aqueles jovens, que passam a identificar na Justiça do Trabalho um ambiente de cidadania", destacou.

As iniciativas de âmbito social serão incluídas no  Banco Nacional de Boas Práticas e Políticas Afirmativas, da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, o qual é ferramenta destinada à divulgação das melhores práticas observadas na Justiça do Trabalho. O Banco Nacional retrata experiências exitosas observadas nas correições ordinárias realizadas nos Tribunais Regionais do Trabalho no biênio 2018-2019.

Políticas afirmativas

O ministro destacou o pioneirismo Tribunal entre os TRTs em relação à política de Combate ao Assédio Sexual e da valorização da diversidade e igualdade de gênero, resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente de Políticas Afirmativas de Valorização e Inclusão Racial e também da participação do Tribunal Regional no Grupo Interinstitucional de Estudos de Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público.

A leitura da ata foi transmitida ao vivo pelo YouTube. A gravação pode ser assistida aqui.

Conheça mais sobre o trabalho da corregedoria acessando aqui a página da CGJT.

(Com informações da Secom do TRT da 9ª Região)

Esta matéria tem caráter informativo.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br


 

Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907