Notícias do TST Notícias do TST

Voltar

TST divulga número de inscritos em concurso para vagas destinadas a negros e pessoas com deficiência



A Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso para preenchimento de cargos do Tribunal Superior do Trabalho, divulgou a estatística de candidatos que pleitearam sua inscrição para concorrer às vagas destinadas a negros e a pessoas com deficiência.

Dos 105 mil inscritos, 20.492 se declararam negros. A maioria (10.814) concorre a vagas de técnico judiciário – área administrativa, e o segundo cargo mais concorrido é o de analista judiciário, tanto da área judiciária (3.268 inscritos) quanto da administrativa (3.089).

O edital reserva aos candidatos negros 20% das vagas existentes e das que vierem a surgir durante o prazo de validade do concurso, para cada um dos cargos oferecidos, na forma da Resolução 203/2015 do Conselho Nacional de Justiça. O candidato, no ato da inscrição, deve optar por concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, preenchendo a autodeclaração de que é preto ou pardo, conforme quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de candidatos que pretendem concorrer às vagas reservadas a pessoas com deficiência é de 2.279, também com maior concentração nos cargos de técnico judiciário - área administrativa (1.243), analista judiciário área judiciária (395) e analista judiciário área administrativa (390). Para eles, o edital prevê a reserva de 5% das vagas, em cumprimento ao parágrafo 2º do artigo 5º da Lei 8.112/1990 e ao artigo 37, parágrafo 1º, do Decreto 3.298/1999. No caso das pessoas com deficiência, os números são preliminares, já que, para a confirmação da inscrição nessa categoria, é necessário o envio da documentação exigida no edital.

Leia aqui a íntegra do edital.

Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907