Notícias do TST Notícias do TST

Voltar

Presidente do TST recebe Doutorado 'Honoris Causa' em Filosofia



O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Martins Filho, recebeu, na última sexta-feira (29/09), o título de Doutor 'Honoris Causa' da Academia Brasileira de Filosofia. A cerimônia de outorga ocorreu na Casa Histórica de Osório, no centro do Rio de Janeiro, reunindo filósofos e juristas, entre outras personalidades. 

Ao abrir a solenidade, o presidente da Academia, Prof. João Ricardo Moderno, destacou que a instituição, criada há 30 anos e tendo como membro fundador o saudoso Prof. Miguel Reale, busca reunir grandes nomes da inteligência filosófica brasileira para contribuir com a sociedade. “A Academia também atua como defensora do Estado Democrático de Direito”, frisou. 

O presidente do TST, em discurso, ressaltou os três pilares da Civilização Ocidental que precisam ser resgatados: a filosofia grega, a religião cristã e o direito romano. “Talvez o desnorteamento quanto aos valores éticos que vemos hoje seja exatamente porque esquecemos desses pilares”, disse, lembrando São Tomás de Aquino, que soube conjugar adequadamente essas três raízes para prestigiar a razão. “Que lembremos de valorizar essas bases e ter otimismo de que dias melhores virão”.

O ministro Ives Gandra Martins Filho é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em Direito pela Universidade de Brasília (1991) e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e coordena as Revistas LTr, RT e Lex-Magister de Direito do Trabalho. Também é membro das Academias Brasileira e Brasiliense de Direito do Trabalho e da Academia Paulista de Magistrados. Autor de vários livros de Direito, assina também obras ligadas à literatura, história e filosofia, como o “Manual Esquemático de História da Filosofia” (LTr, 2004, 3ª edição), prefaciado pelo Prof. Miguel Reale. 

Na mesma solenidade, a advogada Angela Vidal Martins tomou posse na Academia como titular da cadeira nº 36, antes ocupada pelo padre Stanislau Ladusans S.J. A saudação inicial foi feita pelo acadêmico Paulo de Barros Carvalho. A Academia Brasileira de Filosofia conta com 60 cadeiras para membros titulares das mais diversas áreas de pensamento. 

Estiveram presentes na cerimônia, entre outros convidados, o jurista Ives Gandra da Silva Martins, com a esposa Ruth, o ministro do TST Alexandre Agra Belmonte e a esposa Cristina, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), desembargador Fernando Zorzenon, o presidente da Academia Internacional de Direito e Economia, Ney Prado, o ex-senador Bernardo Cabral, o ex-ministro da Cultura Jerônimo Moscardo, o ex-ministro das Cidades Márcio Fortes, o presidente da Academia Brasileira de Defesa, Luis Mauro Ferreira Gomes, o Prof. Paulo Fernandes Ferraz e Monsenhor Sérgio Costa Couto, representando a arquidiocese do Rio de Janeiro.

(PR/SECOM)

Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907