Notícias da Memória Viva do TST

null TRT da 1ª Região Inaugura Mostra Comemorativa Itinerante "CLT 70 Anos"

Na segunda-feira, 9 de setembro, data que, historicamente, marca a transferência da Justiça do Trabalho para o Poder Judiciário, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) inaugurou a mostra comemorativa itinerante "CLT 70 anos". Iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em parceria com o TRT/RJ, a exposição, aberta ao público externo, ficará em cartaz no Centro Cultural do TRT/RJ – CCTRT/RJ (Avenida Presidente Antônio Carlos, 251, Centro) até a sexta-feira (13/9), com horário de visitação das 10h às 17h.

O presidente do TRT/RJ ressaltou a escolha da data de inauguração da exposição, que coincide com a da publicação do Decreto-lei 9.797 de 1946, o qual transformou os Conselhos Regionais do Trabalho em Tribunais Regionais do Trabalho. Na prática, os órgãos da Justiça do Trabalho, até então subordinados ao Poder Executivo, passaram a funcionar na esfera do Poder Judiciário.

 

Uma linha do tempo, que reúne as principais conquistas trabalhistas, é um dos destaques da mostra. O primeiro registro da linha do tempo é a instalação, em 1930, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Também estão presentes no histórico a criação da carteira do trabalho, movimentos grevistas do início do século XX, o estabelecimento do salário mínimo, a criação da CLT em 1943, o posterior estabelecimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e as celebrações dos 40, 50 e 60 anos da Consolidação.

Na mostra, o público tem acesso a painéis, medalha e selo comemorativos aos 70 anos da CLT, além de fotografias, jornais históricos, processos antigos restaurados, material relativo à CLT publicado recentemente pela grande imprensa e exemplares do informativo "Labor", do Memorial do TST.

Fonte: TRT 1ª Região e TST

cged


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028