Notícias da Memória Viva do TST Notícias da Memória Viva do TST

Voltar

Saiba como foi a Semana da Memória 2015

A Semana da Memória do TST teve como temas na edição de 2015: O Centenário de Nascimento do Ministro Bezerra de Menezes e os 30 Anos do Coral do TST.

O evento contou com a presença de  Ministros, Desembargadores da Justiça do Trabalho, servidores, convidados e também número expressivo de filhos, netos e bisnetos do Ministro Geraldo Bezerra de Menezes.

A Ministra Maria de Assis Calsing, presidente da Comissão de Documentação do TST e Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, enfatizou as ações do Ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes e do Coral do TST ao salientar que: "o homem, eminente ministro, jurista e professor, dedicou uma vida à construção e consolidação da Justiça do Trabalho, procurando, tal e qual um maestro, harmonizar as relações entre capital e trabalho, empregadores e trabalhadores. O grupo, o Coral do TST, construtor de conhecimento e cultura, dedica-se à arte de cantar e encantar aqueles que o escutam, harmonizando não apenas vozes, mas todo um conjunto de relações".

O ministro presidente do TST, Antonio José de Barros Levenhagen, afirmou que o Ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes está vivo e presente entre nós, com o acervo maravilhoso que a família colocou à disposição do TST. De acordo com o Presidente, "Geraldo Bezerra de Menezes deixou uma marca substantiva no que é hoje um pujante Judiciário do Trabalho, sobretudo o Tribunal Superior do Trabalho".

O presidente informou que em sua solenidade de posse, escolheu o Coral do TST para se apresentar. "Entendo o Coral como um dos reflexos da tradição do Tribunal Superior do Trabalho, bem assim de expressão de qualidade de vida no trabalho", afirmou ele.

O presidente do Tribunal e a ministra Maria de Assis Calsing entregaram uma placa comemorativa de 100 anos para Geraldo Bezerra de Menezes, filho do ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, e uma placa comemorativa de 30 anos para  Carlos Ilha, maestro do Coral do TST. Em seguida, foi exibido um vídeo com depoimentos de familiares do ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, produzido com a participação da CRTV/TST.

A equipe da Seção de Divulgação da Memória Institucional – SDMI, montou a exposição com base em  pesquisas nos documentos e objetos do acervo  do Coral  e do Ministro Geraldo Bezerra de Menezes.

Os produtos para essas exposições foram: painéis, documentos, objetos, catálogos, marca livros, DVD de entrevistas com os familiares do ministro e os membros do coral.

A solenidade foi encerrada com a apresentação de duas músicas: "Caresse sur L'Ocean" e "Hymne à la Nuit", cantadas pelo Coral.

A Coordenadoria de Gestão Documental e Memória - CGEDM informa que a exposição do Coral e do Ministro Geraldo Bezerra de Menezes, bem assim outros temas estão disponíveis na página da Memória Viva,  www.tst.jus.br/memoria-viva.

     
   

 



Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028