Notícias da Memória Viva do TST Notícias da Memória Viva do TST

Voltar

Posse do Novo Presidente do TST, Ministro Carlos Alberto

Natural de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, nasceu em 26 de fevereiro de 1944. Formou-se em Direito e Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1970. É mestre (1984) e doutor (2000) pela Faculdade de Direito da UFMG.

Eleito por unanimidade, no dia 12 de dezembro de 2012 em sessão do Pleno, para a Presidência do TST, foi o primeiro negro indicado para assumir o Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Ministro tomou posse como Ministro do TST, em 25 de junho de 1998 e tornou-se Presidente do TST, em 05 de março de 2013.

Por ocasião da posse para o cargo de Presidente do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, agradeceu a confiança depositada pelos ministros e disse ter consciência dos desafios que o aguardam. Destacou que a Justiça do Trabalho ocupa hoje lugar ímpar na Justiça Brasileira pela atuação conjunta de magistrados e servidores em projetos como o processo judicial eletrônico, o cumprimento das metas estratégicas e a intensa e efetiva atuação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Ao se despedir do CNJ foi homenageado pelo Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do CNJ, com as seguintes palavras: "Agradecemos ao ministro Carlos Alberto pelo fraterno convívio e pela oportunidade de compartilhar conosco sua ágil e profunda inteligência. Vejo a oportunidade de lembrar a importância de magistrados que, como ele, honram seus cargos de forma honesta, proba e íntegra".

Clique ao lado e veja o discurso completo do Ministro Carlos Alberto Reis de Paula, na sessão em que foi eleito presidente do TST, e veja através do you tube o vídeo da posse na Presidência do Tribunal Superior do Trabalho.

 



Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028