Notícias da Memória Viva do TST

null Posse do Novo Presidente do TST, Ministro Carlos Alberto

Natural de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, nasceu em 26 de fevereiro de 1944. Formou-se em Direito e Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1970. É mestre (1984) e doutor (2000) pela Faculdade de Direito da UFMG.

Eleito por unanimidade, no dia 12 de dezembro de 2012 em sessão do Pleno, para a Presidência do TST, foi o primeiro negro indicado para assumir o Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Ministro tomou posse como Ministro do TST, em 25 de junho de 1998 e tornou-se Presidente do TST, em 05 de março de 2013.

Por ocasião da posse para o cargo de Presidente do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, agradeceu a confiança depositada pelos ministros e disse ter consciência dos desafios que o aguardam. Destacou que a Justiça do Trabalho ocupa hoje lugar ímpar na Justiça Brasileira pela atuação conjunta de magistrados e servidores em projetos como o processo judicial eletrônico, o cumprimento das metas estratégicas e a intensa e efetiva atuação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Ao se despedir do CNJ foi homenageado pelo Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do CNJ, com as seguintes palavras: "Agradecemos ao ministro Carlos Alberto pelo fraterno convívio e pela oportunidade de compartilhar conosco sua ágil e profunda inteligência. Vejo a oportunidade de lembrar a importância de magistrados que, como ele, honram seus cargos de forma honesta, proba e íntegra".

Clique ao lado e veja o discurso completo do Ministro Carlos Alberto Reis de Paula, na sessão em que foi eleito presidente do TST, e veja através do you tube o vídeo da posse na Presidência do Tribunal Superior do Trabalho.

 

cged


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028