Notícias da Memória Viva do TST

null Mostra Itinerante do TST visita o TRT 12ª Região (SC) na semana de inauguração de seu Memorial
Ver Galeria

Após o discurso da presidente e o descerramento da placa de inauguração, os presentes seguiram para o saguão ao lado, onde foi instalado o novo Memorial do TRT, um espaço criado para abrigar exposição permanente e também exposições temporárias. O local será administrado pelo Setor de Memória Institucional do Tribunal.

"A intenção é transformar o Memorial num espaço cultural, inclusive com o uso de ferramentas multimídias. Além da exposição de objetos antigos e simbólicos, como a ata de instalação do TRT em Santa Catarina, móveis e ferramentas de trabalho de antigamente, futuramente o espaço poderá receber exposições temáticas", explica a servidora Elisete Maria da Cunha, responsável pelo Setor de Memória.

Além da inauguração do novo espaço, foi também lançado o Livro "Justiça seja feita! 32 anos de história do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina", que conta a história da instalação da Justiça do Trabalho no Estado, retratando o contexto histórico em que ela foi inaugurada, os personagens centrais, a modernização das sedes, entre outros fatos. Ricamente ilustrada, a obra foi realizada por um historiador, com o apoio de servidores do Tribunal.

Mostra itinerante

O Memorial foi inaugurado com a exposição itinerante comemorativa aos 70 anos da CLT, trazida pelo Tribunal Superior Trabalho. Além de uma linha do tempo, a mostra traz documentos históricos como o primeiro dissídio coletivo julgado pelo TST, de 1948; jornais da década de 30 e 40, que retratam o contexto social e político em que foi criada a CLT; informações sobre as conquistas dos trabalhadores e fotografias dos aniversários comemorados pela legislação ao longo das sete décadas de existência. 

Fonte: TRT 12ª Região (com adaptações) 

 

 

cged


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028