Notícias da Memória Viva do TST Notícias da Memória Viva do TST

Voltar

III Mostra de Documentos Históricos "Um olhar aos 71 anos da Justiça do Trabalho"

A Mostra "Um olhar aos 71 anos da Justiça do Trabalho" foi um sucesso de público e de crítica. O evento foi concebido pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória, apoiado pela Comissão de Documentação do TST e do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT), que é coordenado pelo Ministro Luiz Phillippe Viera de Mello. Esta ação, denominada Semana da Memória, faz parte das ações voltadas para a preservação e divulgação do patrimônio histórico do TST. Pela importância desta ação, a Semana da Memória será inserida no Calendário Administrativo Anual do TST.  Para o sucesso deste evento, contamos com o apoio e participação da Administração, dos excelentíssimos ministros da Corte, representantes do PRONAME/CNJ, dos servidores e dos funcionários terceirizados. O que demonstra a relevância e o crescimento do Programa Nacional de Resgate da Memória do Judiciário Trabalhista.

A Mostra ficará marcada pelo lançamento do Museu Imaginário da Justiça do Trabalho, projeto que, em pouco tempo, tornará possível o acesso a diversos documentos históricos, acervos de magistrados e objetos importantes para a História do TST e dos 24 TRT's. Outro momento marcante foi a homenagem realizada ao Ministro falecido Geraldo Starling Soares (Presidente do TST nos anos de 1979 a 1980), feita mediante exposição de diversos documentos componentes do acervo pessoal do Ministro.

Na cerimônia de abertura, após o discurso do Ministro Luiz Phillippe Viera de Mello, também foi lançado a primeira entrevista do Programa de História Oral do TST, que foi realizada com o Ministro aposentado Marcelo Pimentel, o vídeo – uma excelente ponte para o passado – reavivou a memória de diversos servidores, que relembraram os tempos em que o Ministro Marcelo Pimentel era Presidente do TST e a Sede do Tribunal ainda era um edifício na Praça dos Tribunais.

A apresentação da evolução tecnológica ocorrida no TST – realizada por meio da exposição das máquinas que estiveram presentes nas atividades administrativas e judicantes do Tribunal no decorrer da História – impressionou jovens e adultos que, não raro, se surpreendiam com a evolução dos componentes tecnológicos.

A Mostra também trouxe uma exposição de fotografias, do acervo da CGEDM, relembrado os natais passados, já em comemoração as festivais de natal.

Essa Mostra teve uma importância significativa como primeiro grande evento realizado no TST após o lançamento do Programa de Resgate da Memória do Judiciário. O CGMNAC-JT envidará cada vez mais esforços com o objetivo de preservar e difundir a História da Justiça do Trabalho como forma de afirmar, resgatar e promover meios para o estudo da importância histórica e sociológica da Justiça do Trabalho brasileira.

Várias entrevistas, pela TV TST, foram realizadas na abertura da Semana da Memória:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho – Presidente da Comissão de Documentação e Coordenador do Comitê Gestor do Programa de Resgate da Memória da JT – CGMNAC-JT.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Juiz Dr. Marivaldo Dantas (PRONAME/CNJ) em entrevista a TV TST da importância do evento

para a Memória do Judiciário Brasileiro.

Dr. Ronald Starling, filho do ministro falecido Geraldo Starling Soares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028