Notícias da Memória Viva do TST

null Seminário e Oficina Pedagógica "Gestão do Tempo e da Formação no Processo"

Durante os dias 07 e 08 de março do presente ano, foi realizado no Plenário Pedro Ribeiro Tavares – TRT 9ª Região, o Seminário e Oficina Pedagógica "Gestão do Tempo e da Forma no Processo". A Desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu abriu o evento ao falar que: "O passado, inevitavelmente e por direito, pertence a todos, e a preservação da memória é um produto do seu próprio tempo. Descartar algo valioso poderá significar uma ruptura definitiva com o passado".

Já a Coordenadora de Gestão Documental e Memória do TST, Ana Rosa de Sá Barreto, falou em seguida sobre a Gestão Documental com o Advento do Processo Eletrônico: "Gerir arquivos é um trabalho complexo que exige conhecer a gestão do tempo, o ciclo documental e formas de processo. A gestão documental assegura o pleno exercício da cidadania e promove a transparência das ações administrativas, garantindo economia, eficiência e eficácia da empresa, seja pública ou privada. Devemos fazer a gestão dos arquivos físicos ou eletrônicos, preservando a história, para que o passado tenha futuro".

O evento abordou alguns temas como: a Gestão do Fluxo Processual no Pje-JT a partir da experiência da Juíza titular da Vara do Trabalho de Pinhais, Odete Grasselli, e do desembargador Arion Mazurkevic (integrante da Seção Especializada) ambos multiplicadores do PJe-JT;  a Gestão Documental com o Advento do Processo Eletrônico (Sra. Ana Rosa de Sá Barreto - Coordenadora de Gestão Documental e Memória do TST e Coordenadora de Gestão Documental do CSJT); a Preservação da Memória da Justiça do Trabalho no Brasil: da Menoridade à Emancipação ( Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani. Vice Diretora da Escola Judicial do TRT da 15ª Região. Doutora em Direito pela USP); dentre outros temas, não menos relevantes.

 

Clique no link ao lado para visualizar a programação do evento: Seminário e Oficina Pedagógica "Gestão do Tempo e da Forma no Processo".

 

 

 

 

cged


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028