Notícias da Memória Viva do TST Notícias da Memória Viva do TST

Voltar

Fotos e Notícias da Exposição Comemorativa dos 70 anos da CLT realizada no TST

Ao abrir a Mostra Comemorativa dos 70 Anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no dia 20/05/2013, o ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho salientou que o resgate e a preservação da memória garantem a solidificação das instituições. Ao destacar a importância de se comemorar os 70 anos da CLT, afirmou que o texto consolidado é "um instrumento jurídico que serviu e vem servindo ao povo brasileiro de forma continuada".

O ministro, que é presidente da Comissão de Documentação do TST e do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, recebeu do presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, uma edição anotada de 1945 da CLT, de autoria do professor Cesarino Júnior, que passou a fazer parte do acerto do Programa.

A mostra consta de uma linha do tempo com os principais acontecimentos ao longo de mais de 70 anos de história dos direitos trabalhistas e do surgimento e consolidação da CLT. A linha tem início com a instalação, em 1930, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, seguido da criação da carteira do trabalho, o registro dos movimentos grevistas do início do século XX, o estabelecimento do salário mínimo, a criação da CLT em 1943, o posterior estabelecimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do Instituto Nacional de Seguridade Social, e as celebrações dos 40, 50 e 60 anos da Consolidação.

Estão sendo exibidos ainda a medalha e o selo comemorativos dos 70 anos, fotografias, jornais históricos, processos antigos restaurados, material relativo à CLT publicado recentemente pela grande imprensa, painéis e exemplares do informativo "Labor", do Núcleo de Memória e Pesquisa da Coordenadoria de Gestão Documental. O acervo pertence ao Conselho Nacional do Trabalho (CNT), órgão antecessor do TST, e ao Tribunal, e parte dele fica em exposição permanente no Memorial do TST.

 A mostra, além de receber as visitas de ministros, magistrados, servidores e prestadores de serviços, contou também com a presença de estudantes da Faculdade da Serra Gaúcha de Caxias do Sul (RS), da Faculdade de Direito de Juiz de Fora (MG) e estudantes do ensino médio da Escola 123 da Samambaia Sul (DF).

Mais uma vez, a mostra realizada no TST sob responsabilidade da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória mostrou, de forma grandiosa, o sentido da difusão cultural ao propagar  grandes conquistas da Justiça do Trabalho no Brasil.



Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028