Notícias da Memória Viva do TST Notícias da Memória Viva do TST

Voltar

Exposição “Origem e Evolução da Justiça do Trabalho: do CNT ao TST”

A Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho, por meio da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória, apresentou no período de 28 de agosto a 15 de setembro, no mezanino do bloco “A”, a exposição “Origem e Evolução da Justiça do Trabalho: do CNT ao TST”. A mostra contou a história do Conselho Nacional do Trabalho (CNT), criado pelo Decreto no 16.027/1923, até o surgimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), instituído pelo Decreto-Lei nº. 9.797/1946. Foi uma época de grande avanço para a justiça social, contribuindo para o reconhecimento, a consolidação e a preservação dos direitos trabalhistas.

Na mostra, foram expostos processos antigos pertencentes ao fundo CNT (que, em 2016, foi incluído no Programa Memória do Mundo da UNESCO como patrimônio cultural da humanidade), jornais da época, documentos e objetos representativos do período. Houve, ainda, um espaço para leitura com cópias de revistas do CNT e livros retratando essa rica trajetória entre o CNT e o TST.

No local da exposição foi montada uma oficina de restauração objetivando demonstrar o antes e o depois de alguns documentos antigos após o tratamento. Os profissionais do laboratório do TST estiveram nessa oficina, explicando e fazendo pequenos restauros em documentos.

Foi lançada também a Arquivoteca Digital do TST, um software arquivístico, que possibilitará, inicialmente, a disponibilização de todo o acervo documental do CNT em ambiente virtual.

 

Catálogo Fotos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028