Notícias da Memória Viva do TST

null Exposição Itinerante Visita o TRT 10ª da Região

Foi inaugurada hoje (18), no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, a Exposição Itinerante comemorativa dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho CLT. A mostra é uma parceria entre o TST e a Comissão de Gestão Documental do TRT10. O presidente em exercício, desembargador João Amílcar Pavan, considera que o evento é uma reverência à septuagenária CLT. A lei é um março civilizatório depois da Lei Áurea, e motivo de nossa existência na Justiça do Trabalho. A CLT já foi atacada, e essa exposição demonstra o quão difíceis foram as conquistas e a evolução social dos direitos dos trabalhadores no Brasil, afirmou.

A mostra retrata os direitos trabalhistas antes e depois da CLT, por meio de jornais históricos, processos restaurados, selos, medalhas, comendas e fotografias que demonstram a importância da preservação da memória da Justiça do Trabalho. De acordo com a curadora da exposição, Rosemary de Almeida, trata-se "da história da nossa evolução, das principais conquistas dos trabalhadores no Brasil". Casos interessantes são destaque, na história de processos que falam da inserção das mulheres no mercado de trabalho, acidentes dos trabalhadores, movimentos paradistas, entre outros temas.

A exposição foi organizada pelo Tribunal Superior do Trabalho TST, com apoio da Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac), e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Quatro outras capitais já receberam a mostra: Curitiba (PR), Rio de Janeiro, Campo Grande (MS) e São Luís (MA) e também a Universidade de Brasília.

A mostra "CLT 70 Anos de História" pode ser visitada de 18 a 22 de novembro, no hall da entrada principal do Edifício-Sede do TRT10, no Setor de Autarquias Sul Quadra 1, Bloco D Praça dos Tribunais Superiores, em Brasília-DF, das 8h às 19h.

Veja o texto do TRT da 10ª Região sobre a exposição e uma reportagem feita em comemoração aos 70 anos da CLT. 

 

Notícia publicada em 18/11/2013

Fonte: JusBrasil notícias

cged


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028