Ministros do TST Ministros do TST

Voltar

18 - Delaíde Alves Miranda Arantes



Delaíde Alves Miranda Arantes, natural de Pontalina, Estado de Goiás, nasceu em 1.º de maio de 1952. Mestranda da UnB – Universidade de Brasília (Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade, linha de pesquisa: Direito, Estado e Constituição), integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/CNPq), pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela UFG – Universidade Federal de Goiás e em Magistério Superior, Docência Universitária, pela PUC-GO, bacharel em Direito pelo Uni-Anhanguera, Centro Universitário de Goiás.

Tomou posse no Tribunal Superior do Trabalho em 1.º de março de 2011, no cargo de Ministra, em vaga destinada à Advocacia. Integra a 2ª Turma e a SBDI-2 – Subseção II Especializada em Dissídios Individuais. Membro titular da Comissão de Regimento Interno do TST, suplente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT e Coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro TST/CSJT. 

Secretária da Delegação Brasil, do JUTRA – Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho, biênio 2019/2020. Sócia honorária do IAB – Instituto dos Advogados Brasileiros, do IAG – Instituto dos Advogados de Goiás, da AMATRA18 – Associação dos Magistrados Trabalhistas da 18.ª Região e da ANAMATRA – Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho.

Exerceu a Advocacia Trabalhista por 30 anos, de 1980 a 2010. Exerceu o magistério superior (Direito e Processo do Trabalho) na Faculdade de Direito da PUC-GO.

Autora de artigos, matérias e obras jurídicas, entre as quais: "Trabalho Doméstico – Direitos e Deveres" (AB Editora, GO, 6.ª ed.); "Execução Trabalhista Célere e Eficiente – Um Sonho Possível" (Editora LTR, SP); "Direitos Trabalhistas e Previdenciários dos Trabalhadores no Ensino Privado" (coordenação, José Luciano de Castilho Pereira, ministro TST - Editora LTR, SP, 2008 – em homenagem a Evandro Lins e Silva); "Trabalho Doméstico – Teoria e Prática da Emenda Constitucional 72, de 2013" (coordenação Eduardo Gunther e Silvana Souza Netto Mandalozzo - Juruá Editora, PR) e "Revista do Advogado – 70 anos da CLT", artigo "As conquistas dos empregados domésticos no marco dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho" (AASP, SP, n.º 121, 2013), "Como aplicar a CLT à Luz da Constituição" (coordenação Márcio Túlio Viana e Cláudio Jannotti da Rocha, Editora LTR, SP, 2016 – homenagem a Gabriela Neves Delgado), dentre outras publicações.

Integrou o CADAL – Comitê Técnico Assessor da Coordenadoria Latino-Americana de Advogados Trabalhistas, sediado em Buenos Aires e a Delegação Brasileira na 100.ª Conferência da OIT - Organização Internacional do Trabalho, em 2011, em Genebra, Suíça.

Foi Diretora Secretária da OAB/GO e Conselheira Secional, Presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho – IGT (do qual é sócia fundadora). Foi vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB - GO e a primeira presidente mulher da AGATRA – Associação Goiana de Advogados Trabalhistas e Conselheira da ABRAT – Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, vice-presidente da ABMCJ – Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica e membro do CONEM/GO, Conselho Estadual da Mulher do Estado de Goiás.

 

Telefones: Gabinete (61) 3043 4255/ Fax (61) 3043 4905

Email: delaide.arantes@tst.jus.br

 

 

 

Links Associados

Inscrição no Canal Youtube do TST



Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028