Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Direito Garantido: Lei do Estágio

                         Baixe o áudio
      
 

(Seg, 08 Jan 2018 14:19:00)

REPÓRTER: Em vigor desde outubro de 2008, a Lei do Estágio define uma carga horária máxima de seis horas diárias e 30 horas semanais para estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior e Educação Profissional. Já para os estudantes de Educação Especial, a jornada máxima é de quatro horas diárias.

No caso de estágio obrigatório, o aluno deverá receber, além da bolsa auxílio, o vale transporte.

O período máximo que um estagiário pode permanecer na mesma instituição é de dois anos, e a cada doze meses trabalhados, ele tem direito a 30 dias de férias remuneradas.

Caso o contrato de estágio não pressuponha um período menor a doze meses, a legislação também garante remuneração proporcional.

No caso de estagiários do ensino médio, a lei estipula o número máximo de contratações em relação ao quadro de funcionários das organizações. Dessa forma, se a empresa tem até cinco empregados, o máximo que ela poderá ter é um estagiário. Se tiver entre seis e dez, até dois estagiários; e se forem entre 11 e 25 empregados, até cinco estudantes nas vagas de estágio. Caso a empresa tenha mais de 25 funcionários, o número deste tipo de vaga cresce seguindo um proporcional de 20%.

Reportagem: Filliphi da Costa
Locução: Filliphi da Costa

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça - Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br