Instrumentos de Pesquisa Instrumentos de Pesquisa

O acervo do Tribunal Superior do Trabalho possui documentos do ano de 1788 até os dias de hoje. Há aproximadamente 217 metros lineares de acervo, 10,87 toneladas de documentos, acondicionadas em 1522 caixas-arquivo. Os documentos estão arquivados em papel, microfilmes, objetos museológicos e em meio digital.

A Coordenadoria de Gestão Documental e Memória (CGEDM) possui uma política ativa de recebimento de novos fundos pessoais de ministros. Estes fundos ingressam no Tribunal Superior do Trabalho por meio de doação. Os documentos que entram na Coordenadoria passam por uma vistoria, pelo laboratório de conservação e restauração de documentos, para verificar seu estado de conservação.

O arquivo do Tribunal é composto por três fundos arquivísticos. O fundo do CNT é composto por três séries da área-fim e por nove séries da área-meio (Guia CNT). Este fundo recebeu o Certificado Memória do Mundo, da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O Programa Memória do Mundo (Memory of the World – MoW, em inglês), tem o objetivo, dentre outros,  de assegurar a preservação de acervos documentais de relevância mundial e democratizar o acesso à História.

O fundo pessoal de Geraldo Montedôneo Bezerra de Menezes é composto por documentos que vão da sua atuação como ministro à sua atuação como pai. Reúne documentos como acórdãos, correspondências e títulos religiosos, artigos, cartas e anotações pessoais, atos de nomeação, pareceres sobre projetos de lei, entrevistas, fotografias, livros e objetos utilizados no decorrer de sua vida.

Já o fundo do TST contém dissídios, ofícios, acórdãos, atas, notas taquigráficas, exposição de motivos, apostilas, resoluções administrativas desde 1946 até a atualidade (Guia do arquivo permanente).

A CGEDM está localizada nas salas A356 e A359 - 3° andar do Bloco A - Edifício Sede do TST. O atendimento presencial ao público externo ocorre de segunda a sexta das 8 às 18 horas, exceto feriados nacionai. As solicitações de pesquisas podem ser encaminhadas para o e-mail: cgedm@tst.jus.br


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028