História História

"Uma nação tem de zelar pelos seus valores primordiais sua história, ou se desfibra e desindividualiza. Deve-se preservar a memória - alma das instituições - e os ensinamentos, que elas legam, como tesouros para o futuro. A Memória do Tribunal Superior do Trabalho (TST) é preciosa para perenização da sua origem e trajetória, reflexo sobre aplicação do direito e do benefício que trouxe ao brasileiro".

Ministro Wagner Pimenta

  • Bandeira do TST

    Instituída pela Portaria n°. 291 de 16 de outubro de 1981, a bandeira do TST é composta pela cor branca, vermelha, verde e amarela para simbolizar cada parte.

    Leia mais
  • Hino da Justiça do Trabalho

    Em homenagem aos magistrados trabalhistas brasileiros, o Hino da Justiça do Trabalho foi composto em 12 de outubro de 1988 por Vicente José Malheiros da Fonseca.

    Leia mais
  • História da Justiça do Trabalho

    O século XX foi marcado como o século do trabalho. O exercício passou a ser um elemento constitutivo de identidade, deixando de ser apenas um meio de subsistência. No Brasil, a Justiça do Trabalho foi instaurada em 1941.

    Leia mais
  • Sedes da Justiça do Trabalho

    A primeira sede do TST foi inaugurada em 1946, no Rio de Janeiro. Em maio de 1971, foi transferido para Brasília, prédio que hoje é ocupado pelo TRT da 10ª Região, na Praça dos Tribunais. Atualmente, a sede do TST fica no Setor de Administração Federal Sul.

    Leia mais
  • Linha do Tempo

    A linha do tempo foi elaborada pela CGEDM com intuito a lançar luzes sobre o nascimento da Justiça do Trabalho, relacionando o período com acontecimentos históricos com ligação ao universo trabalhista no Brasil e no mundo.

    Leia mais
  • Memórias Reveladas

    Institucionalizada pela Casa Civil da Presidência da República, as Memórias Reveladas têm como finalidade reunir informações sobre os fatos da história política recente do Brasil. Em maio de 2011, o TST aderiu esse programa.

    Leia mais

Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cged@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4155