Exposições Exposições

Visando o enaltecimento da História da Justiça Trabalhista brasileira e sua contribuição contínua para a sociedade, a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória (CGEDM), através de sua Seção de Divulgação da Memória Interna (SDMI), realiza diversas exposições no TST e algumas itinerantes, que atravessam todo o País.

Com temas variados ligados à Justiça Trabalhista, as exposições prestam homenagem a personalidades importantes, momentos e nomes históricos para a Justiça e para a sociedade brasileiras. Um rico acervo de documentos, objetos, fotografias e depoimentos ficam à mostra. Em eventos como a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho e a Semana da Memória do TST, as exibições sempre estão presentes.

As exposições ajudam a compreender o trabalho como relação histórica, com as mudanças que sofre ao longo do tempo e as múltiplas interpretações pelas quais pode ser compreendido como atividade humana. Assim, expor a memória trabalhista se torna não somente um ato de pura pesquisa acadêmica, mas também uma atividade de cidadania.

  • Exposições Itinerantes

    Homenagem aos 800 anos da Magna Carta

    O Tribunal Superior do Trabalho inaugurou uma exposição em Homenagem aos 800 anos da Magna Carta, em que o objeto principal é uma das réplicas, vinda diretamente da Inglaterra. A exposição contou com jogo para computador, revistinhas e quebra-cabeças, além de pesquisas direcionadas à história da Idade Média e do Rei John. O projeto foi patrocinado pelos ministros Lelio Bentes e Maria de Assis Calsing, pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com o Embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexandre Ellis.

    Exposição Itinerante do TST participa da I Semana da Memória e Cultura do TRT/MS

    O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região realizou durante os dias 11 a 13 de novembro de 2013, a I Semana da Memória e Cultura do TRT/MScom o tema “A memória como foi condutor pelo qual a cultura é transportada pelos tempos”. Contou ainda com a exposição 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, organizada pelo Tribunal Superior do Trabalho.

    Exposição Itinerante – CLT 70 anos visita o TRT da 16ª Região

    O Tribunal Superior do Trabalho por meio da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória levou a Exposição Comemorativa aos 70 anos da CLT ao Tribunal Regional da 16ª Região, inaugurando o projeto Exposição Itinerante – CLT 70 anos.

    Mostra Itinerante do TST visita o TRT 12ª Região (SC) na semana de inauguração de seu Memorial

    O Memorial do Tribunal Regional da 12ª Região foi inaugurado com a Mostra Itinerante Comemorativa aos 70 anos da CLT, levada pelo Tribunal Superior do Trabalho. O evento também foi marcado pelo lançamento do livro “Justiça seja feita! 32 anos de história do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina”, que conta a história da instalação da Justiça do Trabalho no estado, com contextos históricos, principais personagens, etc., com inúmeras ilustrações.

    Exposição Itinerante visita o TRT 10ª da Região

    Entre os dias 18 a 22 de novembro, o Tribunal Regional da 10ª Região recebe a mostra “CLT 70 anos de História”. A exposição itinerante retrata os direitos trabalhistas antes e depois da CLT, com processos, jornais, etc. São destacados processos históricos que retratam a inserção das mulheres no mercado de trabalho, acidentes de trabalhadores e movimento grevistas. A exposição foi organizada pelo Tribunal Superior do Trabalho, com apoio da Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (FUNDAC) e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

    Mostra Itinerante “CLT 70 Anos” no TRT 9ª Região

    Após passar por quatro capitais e o Distrito Federal, a exposição sobre a evolução da Justiça do Trabalho durante sete décadas chega a Curitiba, com selos, medalhas, comendas, fotografias, jornais históricos e processos restaurados.

    TRT 8ª Região participa da Semana da Memória do TST

    O Tribunal Superior do Trabalho recebeu na Semana da Memória, de 04 a 08 de novembro de 2013, a exposição "Da senzala à CLT" e o documentário "Processo Trabalhista 491/2000", oferecida pelo Tribunal Regional da 8ª Região.

    TRT da 1ª Região inaugura Mostra Comemorativa Itinerante "CLT 70 Anos"

    No dia 9 de setembro de 2013, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região inaugurou a Mostra Comemorativa Itinerante "CLT 70 anos", uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho em parceria com o TRT/RJ. Um dos destaques da mostra é uma linha do tempo, que reúne as principais conquistas trabalhistas. O primeiro registro desta linha é a instalação, em 1930, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. O público também tem acesso a painéis, medalhas e selos comemorativos aos 70 anos da CLT, fotografias, jornais históricos, processos antigos restaurados, entre outros.

    Exposição Itinerante Comemorativa aos 70 anos da CLT

    Entre os dias 4 e 8 de novembro de 2013, a Universidade de Brasília recebeu a Exposição Itinerante Comemorativa aos 70 anos da CLT, realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho. A exposição contava com processos históricos, fotografias, jornais de época, medalhas e selos comemorativos, além de exemplares históricos da CLT e a linha do tempo com os principais destaques ocorridos ao longo desses 70 anos.

  • Exposições no TST

    TST inaugura a Exposição "Um Mundo sem Trabalho Infantil"

    A Mostra "Um Mundo Sem Trabalho Infantil" foi promovida pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, em parceria com a Comissão de Documentação do TST. O objetivo do evento é retratar as piores formas de trabalho infantil, para que a sociedade exija o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, a fim de garantir a esses jovens um futuro digno e equilibrado.

    14ª Semana Nacional de Museus - “Museus e Paisagens Culturais” - Sedes do TST

    A exposição “Sedes do TST” integrou a 14ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), cujo tema foi "Museus e Paisagens Culturais". O objetivo da mostra era traçar uma linha histórica acerca dos edifícios que sediaram o Tribunal Superior do Trabalho, de forma a apontar de que modo a Corte transformou o espaço urbano com o decorrer dos anos.

    Exposição “75 Anos da Justiça do Trabalho”

    A exposição foi uma iniciativa da Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que procurou traçar um panorama histórico da Justiça do Trabalho, com marco inicial nos debates acerca do trabalho no século XX, passando pela Era Vargas, que resultou na instalação da Justiça do Trabalho em 1º de maio de 1941, pela ditadura militar e a redemocratização, chegando ao fortalecimento da Justiça do Trabalho nos dias de hoje.

    Semana da Memória 2015

    A Semana da Memória do TST teve como temas na edição de 2015: ”O Centenário de Nascimento do ministro Bezerra de Menezes e os 30 Anos do Coral do TST.” O evento contou com a presença de ministros, desembargadores da Justiça do Trabalho, servidores, convidados e também número expressivo de filhos, netos e bisnetos do ministro Geraldo Bezerra de Menezes. Foram utilizados na exposição: painéis, documentos, objetos, catálogos, marca livros, DVD de entrevistas com os familiares do ministro e os membros do coral.

    Homenagem aos 800 anos da Magna Carta

    O Tribunal Superior do Trabalho inaugurou uma exposição em Homenagem aos 800 anos da Magna Carta, em que o objeto principal é uma das réplicas, vinda diretamente da Inglaterra. A exposição contou com jogo para computador, revistinhas e quebra-cabeças, além de pesquisas direcionadas à história da Idade Média e do Rei John. O projeto foi patrocinado pelos ministros Lelio Bentes e Maria de Assis Calsing, pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com o Embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexandre Ellis.

    27 anos da Constituição Cidadã 1988 – 2015

    O Tribunal Superior do Trabalho com a colaboração da Secretaria de Gestão Documental do Supremo Tribunal Federal inaugurou uma exposição com foco na comemoração aos 27 anos da Constituição Cidadã, fazendo também um paralelo com as comemorações dos 800 anos da Magna Carta. A mostra conta com informações do Projeto Comemorativo: 25 Anos da Constituição Federal e o Supremo Tribunal Federal, e a ajuda dos especialistas em Direito Constitucional do Trabalho: Sisley de Matos Reis e Helton Ferreira Esteves.

    9ª Primavera dos Museus – “Museus e Memórias Indígenas”

    Nos dia 14 a 30 de outubro de 2015 acontece no TST a exposição “A Justiça vai à Aldeia - Um Avanço da Cidadania” que tem por objetivo enfatizar o papel social da Justiça do Trabalho junto aos povos indígenas e divulgar a primeira audiência em uma aldeia indígena, feita pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.

    Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho – OMJT

    A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi criada no TST pela Resolução Administrativa nº 58/70, para ser concedida a juristas, nacionais ou estrangeiros que tenham contribuído em prol da Justiça do Trabalho ou em quaisquer ramos do Direito, a servidores públicos que, por seus méritos, tenham tornado alvo de distinção, e às instituições ou as suas bandeiras, pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho. A II Mostra da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho é uma promoção da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória – CGEDM, elaborada pela Seção de Divulgação da Memória Institucional – SDMI e conta com objetos, fotos e documentos.

    Exposição Comemorativa dos 10 anos de Instalação do CSJT

    O Conselho Superior da Justiça do Trabalho está comemorando os 10 anos de sua criação e instalação. Para reconhecer e rememorar este legado de ações, a comissão responsável pelas comemorações do evento, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória traz a público a mostra comemorativa: 10 anos de Instalação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

    Exposição “O Valor do Trabalho Sustentável”

    O Conselho Internacional de Museus (Icom) elege anualmente um novo mote para celebrar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Em 2015, o tema escolhido foi: Museus para uma sociedade sustentável. A partir desse tema, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 13ª Semana Nacional de Museus, no período de 18 a 24 de maio e convida o Tribunal Superior do Trabalho, por meio do seu Memorial a participar desse importante evento. O TST faz parte do evento com a proposta de falar sobre: O Valor do Trabalho Sustentável.

    I Mostra de Prêmios Recebidos pelo TST e CSJT no Memorial do TST

    Trata-se de exposição dos prêmios recebidos pelo TST e pelo CSJT, em diversas categorias e pelas mais variadas instituições como reconhecimento pelos programas desenvolvidos dentro do Tribunal sobre desburocratização e democratização do acesso à justiça, sustentabilidade, segurança e prevenção de acidentes de trabalho bem assim pela defesa da ética e dos direitos da cidadania.

    Exposição “60 anos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho”

    A Exposição “60 anos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho” é um resgate da história da Corregedoria-Geral desde a sua criação e tem como objetivo rememorar a atuação desse relevante órgão. Esta mostra é uma continuidade do trabalho iniciado em 2013, em conjunto com o ex-corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra. Preocupado em resgatar a história da Corregedoria-Geral, dentro da Justiça do Trabalho, o ministro buscou informações a partir da recuperação de documentos, tais como atas, relatórios, processos administrativos, jornais e fotografias, que subsidiaram na elaboração, durante a sua gestão no órgão, do documento intitulado “Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho - Relatório 2013-2014: 60 anos, Passado, Presente e Futuro”.

    Exposição - “Futebol é Trabalho”

    A Exposição “Futebol é Trabalho” será inaugurada no dia 2 de junho às 16h e permanecerá aberta até 11 de julho de 2014, no Memorial do Tribunal Superior do Trabalho – Mezanino Bloco “B”. O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Trabalho Seguro, instituído pela Resolução nº 96, do CSJT é um dos temas da mostra. Outro tema relevante é a atuação da Justiça do Trabalho, refletidas em suas decisões judiciais, em que uma das partes envolvidas é um trabalhador profissional de futebol – o futebolista.

    Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho terá exposição a partir do dia 5 de agosto

    A entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 1970, e é realizada sempre no mês de agosto de cada ano. Constitui-se dos graus hierárquicos de Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A exposição é uma promoção da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória, elaborada pela Seção de Memória, Estudos e Pesquisas - SMEP. Abertura oficial da exposição ocorreu no dia 5 de agosto de 2014, às 16h, no Mezanino do Bloco “B”.

    O Jovem e o Mundo do Trabalho é o tema da nova exposição do Memorial do TST

    A mostra traz a evolução da legislação a partir de 1927 até os últimos avanços legislativos. Como forma de preparação para o evento, a equipe da CGEDM recebeu na tarde do dia 2 de maio, a historiadora Marja Cardoso, coordenadora da Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte, que está em exibição no Museu da República, para um treinamento sobre “Mediação de Visitas em Exposições”. O evento contará, ainda, com uma oficina de Expografia, a arte de fazer exposições, oferecida pelo IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus.

    Fotos e Notícias da Exposição Comemorativa dos 70 anos da CLT realizada no TST

    No dia 20 de maio de 2013 inaugurou a Mostra Comemorativa dos 70 Anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A mostra consta de uma linha do tempo com os principais acontecimentos ao longo de mais de 70 anos de história dos direitos trabalhistas e do surgimento e consolidação da CLT. A linha tem início com a instalação, em 1930, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, seguido da criação da carteira de trabalho, o registro dos movimentos grevistas do início do século XX, o estabelecimento do salário mínimo, a criação da CLT em 1943, o posterior estabelecimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do Instituto Nacional de Seguridade Social, e as celebrações dos 40, 50 e 60 anos da Consolidação.

    “MEMÓRIA DOS FEITOS” - Semana da Memória do TST

    A abertura da “Semana da Memória” e inauguração da exposição “Da senzala à CLT”, do TRT da 8ª Região ocorreu no dia 4 de novembro de 2013, no Tribunal Superior do Trabalho. Além do presidente do Tribunal estiveram presentes o coordenador do Comitê Gestor Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, a presidente do TRT da 8ª Região (PA) desembargadora Odete de Almeida Alves, a curadora da exposição “Da Senzala à CLT” desembargadora Sulamir Monassa, ministros e servidores do TST.

    Semana da Memória - Tema: “Um olhar aos 71 anos da Justiça do Trabalho”

    A Mostra ficou marcada pelo lançamento do Museu Imaginário da Justiça do Trabalho, projeto que, em pouco tempo, tornará possível o acesso a diversos documentos históricos, acervos de magistrados e objetos importantes para a História do TST e dos 24 TRT’s. Outro momento marcante foi à homenagem realizada ao ministro falecido Geraldo Starling Soares (presidente do TST nos anos de 1979 a 1980), feita mediante exposição de diversos documentos componentes do acervo pessoal do ministro.


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cged@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4155