Notícias do TST

null Vídeo apresenta inovações do portal do TST


 

Um vídeo com informações sobre o novo portal do Tribunal Superior do Trabalho já está disponível no canal do TST no Youtube (assista clicando aqui). A ideia é familiarizar os usuários, novos e antigos, com a nova ferramenta desenvolvida para os jurisdicionados.

O novo portal do TST entrou no ar à 0h do último dia 7. Integrando o que há de mais atual em termos de navegação, a nova ferramenta à disposição dos jurisdicionados concretiza uma das metas da gestão do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen: a de intensificar a comunicação do Tribunal com a sociedade, proporcionar mais transparência e facilitar o acesso à informação das diversas áreas. O ministro, que desde sua posse enfatiza a importância da comunicação, participou pessoalmente das várias etapas do desenvolvimento do novo portal, que envolveram servidores de todas as áreas do TST.

A nova interface do TST com a sociedade tem como conceito principal a melhor navegabilidade, que permitirá ao usuário encontrar mais rapidamente os conteúdos mais procurados. Entre as facilidades introduzidas estão:

. menu de acesso rápido na parte inferior, onde informações institucionais, notícias, serviços, jurisprudência e legislação estão acessíveis com apenas um clique.

. botões de acessibilidade no canto superior direito das páginas do portal – que permitem ao usuário aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, aumentar o contraste da tela e traduzir o texto selecionado para a linguagem brasileira de sinais (LIBRAS).

. botões de acesso imediato às redes sociais, também no canto superior direito, que remetem diretamente ao feedde notícias do TST (RSS) e às contas do Tribunal nas redes sociais (Twitter e Facebook).

. menu dinâmico (banner rotativo) com destaques do conteúdo, como as páginas dedicadas a temas específicos (como o Programa Nacional e o Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho), matérias especiais ou notícias de interesse.

Navegabilidade

Na parte superior de todas as páginas do portal, o usuário visualiza sete abas que permitem, a qualquer momento, navegar por outros conteúdos sem necessidade de retornar à página principal – que também pode ser acessada diretamente pela aba "Início". As demais remetem a conteúdos específicos por área de interesse:

. Institucional: composição do Tribunal, órgãos julgadores, estrutura administrativa, página da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), links para todos os Tribunais Regionais do Trabalho e Plano Estratégico do TST. O conteúdo novo nesse menu é a "Memória Viva", projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão Documental, voltado para a divulgação e a preservação da história da Justiça do Trabalho.

. Notícias: matérias escritas sobre as principais decisões do Tribunal, notícias e programas produzidos pela TV TST, boletins da Rádio TST, acesso às transmissões ao vivo das sessões de julgamento e link para a Agência de Notícias da Justiça do Trabalho, que reúne material jornalístico produzido pelos TRTs.

. Serviços: acesso aos serviços prestados pelas diversas áreas do Tribunal – consultas e acompanhamento processuais, consulta à jurisprudência trabalhista, Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, sistema push de informações processuais, calendários do TST, Ouvidoria, dados estatísticos, biblioteca, notícias do Legislativo, endereços e contatos e portal da transparência (relatórios fiscais, licitações e contratos, tomadas de contas, etc.). A maior novidade, aqui, é o Portal do Advogado, que reúne os principais serviços de interesse imediato dos advogados que atuam no Tribunal: acesso aos autos, pautas, peticionamento eletrônico e por fax, guias e tabelas recursais, ferramentas de cálculos, etc.

Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)