Notícias do TST

null TST confirma participação na 15ª edição da Primavera dos Museus

Evento reúne museus, centros culturais e instituições de memória de todo o Brasil

Fachada do bloco B do TST

Fachada do bloco B do TST

20/09/21 - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmou a participação na 15ª edição da Primavera de Museus, entre os dias 20 e 24 de setembro. A temporada cultural é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, as atividades virtuais abordarão a temática “Museus: perdas e recomeços”, para fomentar a reflexão sobre o momento atual da sociedade e dos museus e pautar a retomada das instituições após a pandemia da covid-19.

O principal objetivo do evento é despertar o interesse para diferentes áreas do conhecimento, bem como para a importância da preservação da memória e o valor dos museus como patrimônios culturais. 

Memória do Tribunal

Na proposta de inscrição do TST no evento, o ministro Maurício Godinho Delgado, presidente da Comissão de Documentação e Memória do TST, abordou algumas das ações do Tribunal voltadas à preservação e à disseminação da memória institucional.

Em destaque, está a criação do Memorial Virtual da Justiça do Trabalho, que celebra os 80 anos do Judiciário Trabalhista. Segundo o ministro, a ferramenta aproxima o cidadão do Poder Judiciário. “A iniciativa é destinada a aproximar o cidadão da Justiça do Trabalho e a promover ações de cidadania, educação, cultura, acessibilidade, inclusão e sustentabilidade”, afirmou o ministro, que também é o coordenador do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT). 

Além da criação do Memorial Virtual da JT, o projeto integrado de visita virtual, desenvolvido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), objetiva acoplar ao universo virtual todos os acervos museográficos da Justiça do Trabalho (Centros de Memória dos Tribunais Regionais do Trabalho e Memorial do TST). O projeto viabilizou o lançamento da Visita Virtual do Memorial Ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, por meio da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória e Comissão de Documentação e Memória do TST. 

O “TST de Portas Abertas” também foi mais uma das ações que permitem aos interessados conhecerem a arquitetura do prédio projetado por Oscar Niemeyer, as instalações da Corte, as salas de sessões, de reuniões e eventos, os gabinetes ministeriais, as obras de arte que integram seu patrimônio, os jardins e as imediações do TST, tudo de forma virtual.

Para prestigiar a participação do tribunal na 15ª edição da Primavera de Museus, acesse o site do evento e confira a programação completa.

(MG/RT)

Média (0 Votos)