Notícias do TST

null Presidente do TST se encontra com representantes da magistratura da Itália


O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagen, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (dia 25), para uma visita institucional, o procurador da República e presidente da Associação Nacional de Magistratura da Itália (ANM), Rodolfo Maria Sabelli, o procurador do Tribunal de Taranto e secretário-geral da ANM, Maurizio Carbone, e a juíza do Tribunal de Varense e diretora da ANM Cristina Marzagalli.  A secretária-geral da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), Ana Cláudia Scavuzzi, e a diretora de comunicação social da entidade, Áurea Sampaio, acompanharam a visita.

O ministro Levenhagen falou aos magistrados italianos sobre alguns aspectos da atividade do TST e as medidas que vêm sendo adotadas para atender ao aumento da demanda – entre eles o esforço concentrado dos servidores da Justiça para conciliar o maior número possível de processo em todos os tribunais do país. Levenhagen enfatizou a importância da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que tem como objetivo implementar medidas para proporcionar maior celeridade aos processos trabalhistas e aprimorar os meios consensuais de resolução de conflitos. "A conciliação sempre foi o norte da Justiça do Trabalho", afirmou.

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi outro tema comentado durante a reunião e a dificuldade da implementação desse novo sistema foi um ponto em comum entre os dois países. Rodolfo Sabelli comentou que recentemente o processo eletrônico foi implementado na Itália e que os servidores tiveram muita dificuldade para se adaptar com à nova rotina. Sabelli explicou um pouco as diferenças entre a Justiça brasileira e a italiana e as dificuldades que os representantes enfrentam com essa estrutura organizacional.

O presidente do TST encerrou o encontro entregando aos visitantes a Medalha Comemorativa dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o totem comemorativo de 10 anos do CSJT. "Por favor, quando voltarem ao Brasil venham nos visitar novamente, o Tribunal Superior do Trabalho estará sempre de portas abertas para receber vocês", convidou. Em agradecimento, o presidente, o secretário-geral e a diretora da ANM retribuíram o presente com uma chave da Associação Nacional de Magistratura da Itália.

(Nathália Valente/CF. Foto: Fellipe Sampaio)

Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)