Notícias do TST

null Justiça do Trabalho reconhece direito de candidato para assumir vaga de contador na Terracap
Um contador conseguiu ter o direito de assumir uma vaga na Terracap reconhecida pela Justiça do Trabalho. Ele passou em um concurso, mas não havia sido chamado. 
 
O contador Jader Almeida estudava quatro horas, quatro dias por semana. Com muito esforço, conseguiu passar no cadastro reserva do concurso da Terracap. Quando ficou sabendo, manteve a esperança de conseguir preencher a vaga. "Quando se passa no cadastro fica a expectativa, mas como não é vaga fica o medo de não ser chamado", disse. 
 
Jader passou em 17º lugar no concurso da TERRACAP. Cinco dias antes do fim da validade do concurso, foram convocados cinco contadores, entre o 11º e o 16º candidato, mas apenas quatro vagas foram preenchidas porque uma pessoa não compareceu. Depois disso, Jader entrou com ação trabalhista na tentativa de ocupar a vaga. O advogado do trabalho Victor Russomano explica o direito do candidato nesse caso. "O candidato aprovado no concurso público tem direito adquirido a contratação caso essa contratação seja deliberada pela empresa no prazo de validade de vigência do certame publico", explicou. 
 
A primeira instância e o Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins entenderam que   o contador teria direito de assumir a vaga no concurso. Na Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho o entendimento foi mantido. Para o relator, desembargador convocado, Cláudio Couce, a decisão Regional se baseou nos princípios da lealdade, boa-fé administrativa e da segurança jurídica. "Entendo eu que não há alegada violação os dispositivos de Lei Federal e da Constituição", completou. 
 
Por unanimidade, o recurso da Terracap foi negado e Jader já está trabalhando na empresa. "Hoje eu estou bem feliz,  eu consegui meu objetivo e espero contribuir bastante com meu trabalho e meu conhecimento para que a empresa cresça e também possa crescer profissionalmente", concluiu.
 

 
Média (0 Votos)