Notícias do TST

null Concurso para a Magistratura do Trabalho: candidatos farão prova oral a partir de 4/9


Os 267 candidatos aprovados para a quarta etapa do I Concurso Público Nacional Unificado para Ingresso na Carreira da Magistratura do Trabalho farão prova oral no período de 4/9 a 31/10. Nesta terça-feira (28), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), organizador do certame, divulgou o edital de convocação dos aprovados.

Esse é o primeiro concurso público a selecionar, em nível nacional, novos magistrados da Justiça do Trabalho. Depois de aprovados, eles serão distribuídos nas Varas do Trabalho espalhadas pelo país.

Conhecimento

O objetivo da prova oral é verificar o conhecimento técnico dos candidatos sobre pontos que serão sorteados 24 horas antes da arguição. Os concorrentes responderão, durante 60 minutos, questões sobre temas diversos como Direito Individual e Coletivo do Trabalho, Psicologia Judiciária, Filosofia do Direito e Direitos Humanos Sociais. Só é permitida a consulta a códigos ou a legislação sem comentários ou anotações e previamente vistoriados.

A Comissão Examinadora, formada por ministros do Tribunal Superior do Trabalho, avaliará o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto da língua portuguesa. Integram a comissão os ministros Lelio Bentes Corrêa, Vieira de Mello Filho, Walmir Oliveira da Costa e Augusto César Leite de Carvalho, e pelo representante da OAB, advogado Nelson Mannrich.

Público

As provas podem ser acompanhadas pelos interessados. Não será permitida, no entanto, a entrada com telefones celulares, gravadores e máquinas fotográficas. Também não serão permitidas conversas, comentários ou qualquer manifestação de apreço ou desapreço durante a prova.

Rotina alterada

As provas serão realizadas na sede do TST em dois turnos: das 8h às 13h e das 14h às 18h. Serão arguidos 10 candidatos por dia, cinco em cada turno.

Devido à dedicação exclusiva dos quatro ministros que integram a comissão, o TST, excepcionalmente, convocou quatro desembargadores para compor o quórum das Turmas.

Leia aqui o edital de convocação para a quarta etapa (Edital 22)

(NV/CF)

 


 

Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907