Conceitos Conceitos

 

Processo de trabalho

É o conjunto de atividades de uma organização ou unidade executado sistematicamente em uma lógica sequencial para a transformação de entradas (inputs) em saídas (outputs).

Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management -BPM)

Ferramenta gerencial com a qual é possível mapear (identificar), melhorar e gerenciar (controlar) processos de trabalho.

Notação para Modelagem de Processos de Negócio (Business Process Modeling Notarial - BPMN)

Notação (normas) padronizada de símbolos utilizados em diagramas representativos de processos de trabalho.

Mapeamento (modelagem)

Ações voltadas para o levantamento da sequência e do encadeamento das atividades que processam as entradas e as transformam em produtos ou serviços.

Fluxograma

Ferramenta de representação gráfica que traduz por meio de formas geométricas, linhas e setas o modelo de processos de trabalho.

Modelo Atual (As Is)

Representação gráfica da situação atual do processo de trabalho mapeado (modelado).

Redesenhos

Ações de modelagem que buscam trazer ganhos e melhorias no modelo atual em prol de maior eficiência na execução e racionalização de recursos.

Modelo Futuro (To Be)

Representação gráfica da situação futura do processo de trabalho com a inclusão de propostas de melhorias e ganhos futuros.

Portfólio de Melhorias e Inovação

Conjunto sistematizado de projetos que proponham melhoria e/ou inovação de processos de trabalho, agrupados com o propósito de facilitar e tornar mais eficiente o gerenciamento.

Gestão do dia a dia

Acompanhamento da execução dos processos de trabalho após modelagem e aprovação de novo modelo.

Portfólio de Processos de Trabalho

Conjunto de processos de trabalho incorporados ao Sistema de Melhoria e Inovação Organizacional- SMIO/EGPT/TST.

Gestor do Processo de Trabalho

Servidor da unidade-parceira para acompanhar todo o trabalho e, após a conclusão, ser o responsável pela gestão do processo de trabalho.

Executor do Processo de Trabalho

Servidor da unidade participante de algum projeto de processo contido no portfólio que possui boa experiência no processo de trabalho para auxiliar nas etapas de mapeamento e redesenho, assim como na execução da gestão do dia a dia.

Líder de melhoria e inovação

Servidor da unidade-parceira que tenha visão de melhorar processos e trazer ganhos por meio de implementações de mudanças.

Unidade-parceira

Unidade envolvida com algum dos processos de trabalho do portfólio.

Cronograma do projeto de processo
Datas planejadas para realizar as atividades e atingir os marcos do projeto de processo.
 
Equipe do projeto de processo
Pessoas que se reportam direta ou indiretamente ao gerente de projeto de processo e que são responsáveis pela realização do trabalho.
  
Gerenciamento de projetos de processos
Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos e atingir plenamente seus objetivos, no prazo e dentro do orçamento planejados.
 
Gerente de projeto de processo
Pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto e que é responsável pelo gerenciamento do projeto de processo.

Patrocinador
Gestor ou grupo com autoridade para tomar decisões e apoiar o projeto de processo durante seu ciclo de vida.
 
Projeto de processo
É um esforço temporário, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Todo projeto de processo necessita de objetivos claros, escopo, medidas de resultados e datas de início e término que atendam os requisitos definidos.
 
Recursos
Recursos humanos especializados, equipamentos, serviços, suprimentos, materiais, orçamentos ou fundos necessários ao projeto de processo.
 
Risco
Evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo nos objetivos de um projeto de processo