Perguntas Frequentes

1. Quem pode utilizar a biblioteca Délio Maranhão?

Todo cidadão pode utilizar as dependências da biblioteca para estudos e consultas. Nosso público é caracterizado como interno (servidores, estagiários e terceirizados do TST) e externo (público em geral).

2. Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?

A biblioteca atende ao público interno de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e ao público externo, das 9h às 18h.

3. Como posso consultar o catálogo da biblioteca?

Pela internet, no sítio do TST, na aba serviços, ou pela intranet (somente servidores do TST). A Biblioteca Délio Maranhão faz parte da Rede Virtual de Bibliotecas Integradas que congrega o acervo de bibliotecas dos principais órgãos dos Podereres Executivo, Legislativo e Judiciário do Distrito Federal.

4. Não sou servidor, posso retirar material emprestado?

Somente magistrados e servidores do TST podem fazer empréstimos de obras. Se você é servidor público, o seu órgão pode solicitar material via EEB (empréstimo entre bibliotecas). Para tanto, consulte sua biblioteca.

5. Posso fazer cópias xerox do material?

Respeitando a determinação da Resolução 5.213 (02/06/2005) que disciplina a aplicação da Lei n. 9.610/1998, fornecemos até 10 cópias de artigos de periódicos para servidor deste Tribunal ou para Bibliotecas conveniadas. Porém, o usuário externo pode retirar o material e copiá-lo em outro lugar. A retirada, por algumas horas, por usuário externo, acontece mediante apresentação da identidade.

6. Posso solicitar o envio de material digitalizado por e-mail?

Sim. Como cortesia, poderão ser enviadas até 30 páginas. Basta solicitar usando o formulário de solicitação de cópias.

7. A biblioteca do TST não possui um título, mas localizei-o em outra biblioteca. Posso solicitar o empréstimo? 

Sim, desde que esta outra biblioteca seja conveniada à nossa. Neste caso, podem solicitar EEB os Magistrados, Coordenadores, Assessores e chefes de gabinetes desta Corte.

8. Posso renovar a data de devolução dos meus livros pela intranet e internet?

Sim, para tanto uma senha deverá ser criada no balcão de atendimento.  Você poderá renovar e ter acesso ao histórico de todas as suas transações. Somente será efetuada a renovação do item que estiver dentro do prazo de devolução e não estiver reservado por outro usuário. Faça sua renovação.

9. Não estou conseguindo reservar ou renovar?

É provável que você esteja em atraso, ou cumprindo suspensão. Ou ainda pode ser que o livro não esteja emprestado. Se o item estiver disponível, não poderá ser reservado. Dirija-se à biblioteca para retirá-lo. Reserve um livro.

10. Outra pessoa pode fazer a devolução do material em atraso?

Sim, qualquer pessoa pode devolver, mas apenas o servidor pode retirar o material.

11. O que significam os status reserva especial e 15 dias?

Os livros possuem status para empréstimo, reserva especial significa que o livro pode ser emprestado por 15 dias renováveis apenas para servidores do TST, não podendo ser a obra utilizada em empréstimos entre bibliotecas. O status 15 dias permite o empréstimo para servidores e bibliotecas conveniadas.

12. Quantos livros o servidor pode retirar e por quanto tempo?

O servidor pode retirar até oito livros por vez, pelo período de até 15 dias renováveis.

14. Como solicitar material disponível para doação?

Você deve acessar a página "Intercâmbio de Publicações". Lá você encontrará todas as orientações para fazer a sua solicitação.

15. Como doar livros para a biblioteca?

A doação de livros para o acervo poderá ser realizada na biblioteca. Livros de literatura poderão ser doados para o projeto Livro Livre.

16. A biblioteca possui conexão a rede sem fio (wi-fi)?

Sim. O usuário pode se cadastrar no Balcão de Atendimento e criar uma senha de acesso. 

17. O que é a JusLaboris?

A JusLaboris - Biblioteca Digital da Justiça do Trabalho é uma ferramenta de pesquisa e disseminação de conhecimento na área de direito trabalhista e congêneres, permitindo livre acesso e pesquisa em seus documentos. Na JusLaboris você encontra doutrina, livros digitais, produção intelectual de servidores e ministros do TST, atos normativos e suas alterações, publicados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), além de outras coleções. Inicie a sua pesquisa na JusLaboris.

18. Como eu submeto artigo a Revista do Tribunal Superior do Trabalho?

Para submeter artigos para publicação, adquirir a Revista ou ter acesso às edições online você deve acessar a página da Revista, onde encontrará todas as orientações.

19. Como funciona o projeto Livro Livre?

O Projeto Livro Livre é uma iniciativa do comitê de Sustentabilidade Solidária e da Biblioteca Délio Maranhão. O objetivo é difundir o hábito da leitura e formar novos leitores. O público-alvo são os empregados terceirizados e estagiários desta Casa. Os livros podem ser retirados livremente e, após lidos, devolvidos à biblioteca para que outros possam lê-lo. A arrecadação acontece ao longo do ano. Entre as obras doadas constam autores como Graciliano Ramos, Jorge Amado, Pablo Neruda e Umberto Eco.

 

 

AVISO: Informamos que a Biblioteca não funcionará no dia 15 de novembro, quinta-feira, em virtude do feriado da Proclamação da República.

Conteúdo de Responsabilidade da CDOC - Coordenadoria de Documentação - TST

Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h (público interno) e das 9h às 18h (público externo).
Endereço: SAF Sul, Quadra 8, Lote 1, Bloco B, Mezanino, Brasília - DF  CEP
70.070-943
Tel.: +55 61 3043-4236  e-mail: biblioteca@tst.jus.br