Histórico da Biblioteca

O Decreto nº 16.027, de 30 de abril de 1923, que criou o Conselho Nacional do Trabalho, é o primeiro registro de estabelecimento de uma biblioteca voltada para questões trabalhistas. Com a criação do Tribunal Superior do Trabalho, por meio do Decreto-Lei nº 9.797, de 9 de setembro de 1946, a biblioteca do antigo Conselho Nacional do Trabalho passa a integrar a nova Corte suprema do Judiciário Trabalhista, por determinação da Portaria TST-15, de 7 de maio de 1947.

Sede antiga do TST

Em sessão do dia 9 de outubro de 1969, o plenário do TST decide que a biblioteca deste Tribunal passe a se denominar "Biblioteca Délio Maranhão", em homenagem ao ilustre magistrado que atuou no TST como juiz convocado.

A partir de janeiro de 2006 o TST se muda para sua atual sede, no Setor de Administração Federal Sul. A Biblioteca Délio Maranhão passa, então, a oferecer a seus usuários instalações amplas, modernas e funcionais. A biblioteca possui mobiliário totalmente renovado, cabines de estudo, salas de estudo em grupo, terminais de computador para consulta, além de rico acervo na área do Direito do Trabalho e outras áreas do Direito.

 



Conteúdo de Responsabilidade da CDOC - Coordenadoria de Documentação - TST

Email: biblioteca@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4236