À Coordenadoria de Documentação, Biblioteca Délio Maranhão, incumbe planejar, implementar e coordenar a captação, armazenamento, tratamento, recuperação e disseminação das informações e documentos necessários ao atendimento dos objetivos do Tribunal, bem como assessorar a Comissão Permanente de Documentação.

Atende Ministros do Tribunal Superior do Trabalho, servidores do quadro de pessoal, ativos e inativos, requisitado e ocupante de cargo em comissão, bibliotecas conveniadas no âmbito do Distrito Federal,  usuários externos.

Conheça o resultado da última pesquisa de satisfação da Biblioteca Délio Maranhão 

Saiba sobre o evento Comemorações do Dia Mundial do Livro

 

Histórico da Biblioteca

O Decreto nº 16.027, de 30 de abril de 1923, que criou o Conselho Nacional do Trabalho, é o primeiro registro de estabelecimento de uma biblioteca voltada para questões trabalhistas. Com a criação do Tribunal Superior do Trabalho, por meio do Decreto-Lei nº 9.797, de 9 de setembro de 1946, a biblioteca do antigo Conselho Nacional do Trabalho passa a integrar a nova Corte suprema do Judiciário Trabalhista, por determinação da Portaria TST-15, de 7 de maio de 1947.

Sede antiga do TST

Em sessão do dia 9 de outubro de 1969, o plenário do TST decide que a biblioteca deste Tribunal passe a se denominar "Biblioteca Délio Maranhão", em homenagem ao ilustre magistrado que atuou no TST como juiz convocado.

A partir de janeiro de 2006 o TST se muda para sua atual sede, no Setor de Administração Federal Sul. A Biblioteca Délio Maranhão passa, então, a oferecer a seus usuários instalações amplas, modernas e funcionais. A biblioteca possui mobiliário totalmente renovado, cabines de estudo, salas de estudo em grupo, terminais de computador para consulta, além de rico acervo na área do Direito do Trabalho e outras áreas do Direito.

 

 

 Informamos que no dia 14 de agosto, terça-feira, o expediente da Biblioteca será das 8h às 15h em virtude da solenidade de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, conforme Ato GDGSET.GP nº 342, de 27 de julho de 2018.

Conteúdo de Responsabilidade da CDOC - Coordenadoria de Documentação - TST

Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h público interno e das 9h às 18h para o público externo.
Endereço: SAF Sul, Q. 8, lt 1, bloco B, Mezanino, Brasília - DF  CEP
70.070-943
Tel.: (5561) 3043-4236  e-mail: biblioteca@tst.jus.br