Voltar

Jornada destaca como a JT atua para que ex-empregados da falida VASP recebam verbas trabalhistas

(Seg, 05 Set 2016)
 
 
Milhares de trabalhadores que foram empregados da VASP, companhia falida, em 2008, passaram anos de angústia. Eles deixaram de receber as verbas trabalhistas a que tinham direito e se afundaram em dívidas. Mas, o Jornada dessa semana vai mostrar que isso vem mudando com a ajuda da Justiça do Trabalho que criou a chamada Vara VASP: uma vara do trabalho criada exclusivamente para cuidar dos processos contra a companhia aérea. Depois da criação da Vara VASP, muita gente já recebeu o valor da tão esperada rescisão trabalhista e a dívida da companhia, que na época da falência da empresa era de quinhentos milhões de reais, hoje já é de dois milhões de reais. Um trabalho recompresado pela promoção da justiça social, um dos objetivos da Justiça Trabalhista do Brasil.
 
Em Brasília, Comissão Nacional de Promoção à Conciliação se reúne com os coordenadores de Núcleos e Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho, no Tribunal Superior do Trabalho. O objetivo do encontro foi apresentar os dados da segunda Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, realizada em junho, e debater sobre o que deu certo e o que pode ser melhorado. A data da próxima semana nacional também foi definida, será na quarta semana de maio, de 2017. 
 
O programa mostra, ainda, que em Salvador, mães de filhos com síndrome de down conseguem, na Justiça do Trabalho da Bahia, a redução da carga horária para acompanhar as crianças na rotina de tratamentos. E o melhor de tudo isso, é que elas conseguiram o benefício sem que houvesse redução salarial e sem necessidade de compensação de horário. 
 
E no quadro "Meu Trabalho é uma Arte" vamos conhecer a artista, Tereza Penna, que faz pintura em porcelana, painéis decorativos e em azulejos portugueses. O que era apenas um hobby, acabou virando coisa séria. A artista se especializou em uma das melhores escolas de arte do mundo, na Bélgica.
 
O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras às 07h, quartas-feiras, às 19h30 e quintas-feiras, às 07h. Todas as edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no Youtube: www.youtube.com/tst.
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907