Notícias do TST Notícias do TST

Voltar

Presidente do TST participa como conferencista do Projeto Grandes Mestres em Mogi das Cruzes (SP)

(Sex 18 de Set 2015 19:00:00)

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, participou hoje (18) como conferencista do Projeto Grandes Mestres. O evento do Instituto Justiça e Cidadania, em parceria com a Sociedade Educacional Braz Cubas, tem como proposta levar importantes e destacadas personalidades do direito para debater junto a acadêmicos temas controversos e atuais, por meio da promoção de ciclo de palestras na instituição.

Durante o evento, que acontece em Mogi das Cruzes (SP), o ministro abordou aspectos referentes à relevância Institucional do TST e destacou os avanços obtidos com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho – Pje-JT.

Em seu pronunciamento o ministro Levenhagen lembrou que, ao assumir a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, determinou que fosse realizado pela Coordenação Nacional do Sistema Nacional do PJe-JT um planejamento cauteloso e prudente de implantação do sistema, focado na estabilidade e segurança do sistema já implementado, assim como nas novas funcionalidades e melhorias daquelas já existentes. 

Levenhagen lembrou que o sistema, conta hoje em sua base de dados com mais de quatro milhões e quinhentos mil processos trabalhistas em trâmite, sendo acessado por cerca de quatro mil e quinhentos magistrados, aproximadamente trinta e oito mil servidores e mais de setecentos mil advogados cadastrados em primeiro e segundo graus de jurisdição. Para o ministro, a realização e consolidação do PJe-JT não seria possível "sem a inestimável parceria dos Tribunais Regionais do Trabalho e de seus magistrados e servidores, que vêm diuturnamente dando valiosas contribuições para a consecução das diversas etapas do sistema".

Outro fator destacado pelo ministro e que tem recebido tratamento especial é o de propiciar a acessibilidade dos deficientes visuais ao Sistema PJe-JT. Atualmente o sistema já permite, por exemplo, que usuários portadores de deficiência visual possam navegar no sistema por meio do teclado do computador, realizando consultas processuais, encaminhando documentos, preparando despachos e decisões, etc.Levenhagen recebe homenagem das mãos da diretora Tatiana Zubakin

Ao final assinalou que a implantação e o desenvolvimento do Sistema PJe-JT com regularidade e segurança nas Varas e nos Tribunais Regionais do Trabalho "é um compromisso que visa alcançar o propósito de integração de todas as instâncias trabalhistas por um único sistema eletrônico de tramitação processual", visando a celeridade processual, economia de recursos, e preservação ambiental, sem descuidar da qualidade das decisões dos Magistrados do Trabalho.  (Secom-TST/Imagens: divulgação)                                    

                                             Levenhagen recebeu das mãos de Silmara Faro placa comemorativa do evento.  

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907