Notícias do TST Notícias do TST

Voltar

Cópia autêntica da Magna Carta será exposta no TST a partir desta quarta (21)

(Seg 21 Out 2015 17:35:00)

A exposição 800 Anos da Magna Carta, que será aberta nesta quarta-feira (21), às 18h30, no saguão térreo do bloco B, e ficará disponível até sexta-feira, faz parte do Seminário Internacional Trabalho Seguro. O objeto principal da mostra é expor uma réplica do documento, vindo diretamente do Reino Unido. A exposição foi trazida pelo programa Memória Viva, do Tribunal, por iniciativa dos ministros Lelio Bentes Corrêa e Maria de Assis Calsing, coordenadora de Documentação do TST, em parceria com a embaixada do Reino Unido no Brasil.

Os selos que foram lançados pela Biblioteca Britânica em 15 de junho de 2015, em homenagem aos 800 anos da Magna Carta, também estarão expostos no TST. A exposição traz, ainda, acórdãos do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior do Trabalho onde, no corpo da decisão, o relator mencionou a Magna Carta de 1215, o que mostra a importância e a relação do documento com a nossa Constituição.

Consta da exposição uma linha do tempo que vai de 1215 até 1988, data de promulgação da Constituição Brasileira, trazendo os documentos mais importantes que foram influenciados pela Magna Carta, dentre eles a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão francesa e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Há ainda a publicação "Magna Carta - 800 anos", que será distribuída aos visitantes, contendo a história do documento, reproduzindo seu conteúdo, e mostrando seus impactos na história subsequente da humanidade. A publicação foi elaborada pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST - Memória Viva.

Para o público infantil foram desenvolvidos o jogo da era medieval, revistinha e quebra-cabeças.

Magna Carta

A Magna Carta limitou os poderes do monarca João Sem Terra da Inglaterra, que alegava que seu poder havia sido outorgado por Deus, não aceitando se submeter a nenhum tipo de lei, norma ou documento que limitassem seus poderes.

O desgaste econômico do país à época fez com que o rei aumentasse os impostos da população. Isso provocou o descontentamento dos nobres britânicos, que organizaram um levante e pressionaram o rei a assinar um documento que limitou a autoridade monárquica - a Magna Carta. O documento é considerado um antecedente do constitucionalismo, uma referência para o desenvolvimento da democracia moderna.

Para o ministro presidente do TST, Barros Levenhagen, é motivo de imenso orgulho para o Tribunal Superior do Trabalho a coincidência de podermos contar com um dos raríssimos exemplares da Magna Carta, exatamente no momento em que ela celebra 800 anos.

(Viviane Gomes/MC-Imagens: Aldo Dias)

Média (0 Votos)



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM  Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907