Notícias da Memória Viva do TST
"MEMÓRIA DOS FEITOS" - Semana da Memória do TST
Em seu discurso de abertura da "Semana da Memória" e inauguração da exposição "Da senzala à CLT", do TRT da 8ª Região, no dia 4 de novembro de 2013, o presidente do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, provocou uma reflexão sobre a memória dos feitos. "Essa reflexão sobre a memória tem um único objetivo; a atualização do cidadão, sobretudo aquele que bate às nossas portas". A solenidade foi no mezanino do bloco A, onde ficará aberta a exposição.
Além do presidente do Tribunal estiveram presentes o coordenador do Comitê Gestor Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, a presidente do TRT da 8ª Região (PA) desembargadora Odete de Almeida Alves, a curadora da exposição "Da Senzala à CLT" desembargadora Sulamir Monassa, ministros e servidores do TST.
Em seu discurso, o ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho ressaltou que a "Semana da Memória" reflete o trabalho complementado pelo Programa Nacional de Resgate da Memória do Judiciário Trabalhista, que tem ajudado cada vez mais os TRTs a manterem preservados seus documentos e processos, de forma a atenderem pesquisadores que buscam insumos para trabalhos científicos. "Os programas de memória desenvolvidos no TST e em diversos regionais não se limitam a trazer conhecimento apenas internamente, mas tem entre seus grandes valores a contribuição para a pesquisa histórica social e história do direito do trabalho. É cada vez maior o número de teses de doutorado e dissertações de mestrado nascidas a partir dos arquivos da Justiça do Trabalho", salientou o ministro.
No Espaço Cultural ocorreu também, além da exposição do TRT 8ª Regiaõ "Da senzala à CLT", uma mostra fotográfica da exposição itinerante comemorativa dos 70 anos da CLT, realizada pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST (CGEDM). A Coordenadoria de Documentação do TST (CDOC) promove ainda, no mesmo espaço, uma exposição em homenagem ao ministro Mozart Victor Russomano. A mostra é composta por recortes de jornais que revelam a trajetória profissional do ministro e livros de sua autoria.
Fonte: Viviane Gomes/MC (com adaptações)
Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email:cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028