Voltar

Inovações do TST são destaque em Congresso sobre Direito e Tecnologia



O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira, participou nesta quarta-feira (26) do II Congresso Internacional de Direito, Governo e Tecnologia, realizado no Centro de Convenções Internacionais do Brasil, em Brasília. O evento foi aberto pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, e também contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro.

Prioridade

O ministro Dias Toffoli disse que a incorporação progressiva de avanços tecnológicos ao Judiciário será prioridade em sua gestão à frente do CNJ.  “O volume de demandas que chegam diariamente ao Judiciário exige que sua agenda tenha a inovação como elemento-chave para oferecer uma resposta adequada e rápida à sociedade. A utilização de sistemas de inteligência surge como uma das principais possibilidades de superarmos os gargalos que existem na tramitação de pleitos perante o Judiciário”, afirmou.

Inteligência artificial

O presidente do TST e do CSJT, ministro Brito Pereira, enfatizou que os projetos da Justiça do Trabalho estão focados em gestão associada à inteligência artificial e também em governança para a disponibilização de dados abertos à população.  “O TST persegue, há muito tempo e com muito êxito, o uso de ferramentas tecnológicas no intuito de exercer com maior qualidade e eficiência a sua função”, afirmou.

O ministro Brito Pereira lembrou que a Justiça do Trabalho é o único ramo do Poder Judiciário com o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) instalado em todas as unidades judiciárias. Citou também os sistemas de inteligência artificial que estão sendo desenvolvidos pelo TST para dar mais celeridade aos processos. 

Troca de experiências

O congresso se destina à discussão do uso da tecnologia nas mais diversas áreas do campo jurídico e reúne especialistas de diversos países.  Várias iniciativas adotadas pelo Judiciário serão temas de painéis e talk shows. Representantes da Justiça do Trabalho apresentarão inovações tecnológicas do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

(PR/Secom-TST)

Inscrição no Canal Youtube do TST


 


Setor de Administração Federal Sul  - Quadra 8 - Conjunto A, Blocos A, B ou C

CEP 70.070-943 - Tel. (geral): (61) 3043-4300 - Telefones úteis