Ministros do TST Ministros do TST

Voltar

12 - Maria de Assis Calsing



Maria de Assis Calsing nasceu em Juiz de Fora, MG, em 8 de agosto de 1952. Bacharelou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB (1978) e é Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (1982). Começou a carreira jurídica como advogada, em 1979, e depois foi assessora jurídica do Ministério das Relações Exteriores, de onde saiu para assumir o cargo de Juíza do Trabalho Substituta, no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, onde tomou posse em fevereiro de 1984. Como Juíza Substituta, atuou em Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande. Foi Juíza Presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento de Goiânia, da 4ª e da 9ª Juntas de Conciliação e Julgamento de Brasília. Em janeiro de 1993, tomou posse como Juíza do TRT da 10ª Região e, naquele Regional, exerceu diversos cargos, tendo presidido a Corte no biênio 1996/1998.

Publicou diversos trabalhos, participou de bancas de concursos públicos para o preenchimento de cargos de Juiz do Trabalho Substituto e foi professora de cursos de pós-graduação. Teve participação associativa de 1985 a 1987, quando foi Secretária-Geral da Amatra-X.

Desde outubro de 1998, esteve convocada para o Tribunal Superior do Trabalho, em períodos descontínuos, tendo permanecido na Corte até tomar posse como Ministra, em 17 de maio de 2007.

No Tribunal Superior do Trabalho, integra a 4.ª Turma desde que tomou posse. Fez parte da Subseção I e da Subseção II da Seção Especializada em Dissídios Individuais e, atualmente, integra a Seção Especializada em Dissídios Coletivos.  Atuou como Conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, no biênio 2013/2015, foi membro da Comissão Permanente de Jurisprudência e de Precedentes Normativos, Conselheira da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, Presidente da Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho. Atualmente é Vice-Diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho e Vice-Coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Links Associados

Inscrição no Canal Youtube do TST




Conteúdo de Responsabilidade da CGEDM - COORDENADORIA DE GESTÃO DOCUMENTAL E MEMÓRIA
Email: cged@tst.jus.br
Telefone: (61)  3043-4300