Ministros do TST Ministros do TST

Voltar

09 - Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira



Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 4 de julho de 1961. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) em 1983, foi oficial administrativo, advogado e procurador administrativo da Prefeitura de Juiz de Fora até novembro de 1988, quando, aprovado em concurso público de provas e títulos, tomou posse como Juiz do Trabalho Substituto da 10a Região/DF e TO. Promovido por merecimento para a Presidência da então Junta de Conciliação e Julgamento de Ponta Porã (MS), em 1991, foi Titular das 7ª e 17ª Juntas de Conciliação e Julgamento de Brasília (DF), até junho de 1998, quando foi mais uma vez promovido por merecimento ao cargo de Juiz Togado do TRT da 10ª Região. Vice-presidente daquela Corte no biênio 2004/2006, exerceu os cargos de presidente das comissões de informática e de jurisprudência, do Conselho de Saúde e de vice-coordenador da Escola Judicial.

Com diversos trabalhos publicados, tem sido examinador em concursos públicos para provimento de cargos de carreiras jurídicas. Foi vice-presidente, diretor de estudos jurídicos e membro do Conselho Fiscal da AMATRA-X, entre 1993 e 2001.

A partir de 1999 passou a atuar como juiz convocado no Tribunal Superior do Trabalho, sendo reconvocado até 2003. Desde 21 de fevereiro de 2006 é ministro do Tribunal Superior do Trabalho. 

No Tribunal Superior do Trabalho, é Presidente da 3ª Turma, que integra desde a sua posse. Compôs a SBDI-1, o Órgão Especial e, agora, atua na SBDI-2. Foi membro da Comissão de Jurisprudência e Conselheiro da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho. É titular na Comissão de Regimento Interno.

Links Associados

Inscrição no Canal Youtube do TST



Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM - COORDENADORIA DE GESTÃO DOCUMENTAL E MEMÓRIA
Email: cged@tst.jus.br
Telefone: (61)  3043-4300